10 maneiras de divulgar a sua padaria nas redes sociais

Tempo de leitura: 8 minutos

Com certeza a sua padaria já tem alguma presença digital.

Se estiver começando, pense que é impossível estar com qualidade em todas as redes sociais. É mais vantajoso você pensar no seu público-alvo, definir uma ou duas redes sociais e elaborar uma estratégia focada no seu objetivo. Isso mesmo, objetivo. Não adianta criar uma página no facebook e ficar somente postando fotos dos seus produtos sem um objetivo definido.

Então, definir o objetivo é o primeiro passo. Você quer aumentar as vendas, ficar conhecido no seu bairro, divulgar festivais, aumentar as vendas do delivery, relacionar com seus clientes…

Com o objetivo definido, pergunte para seus clientes em quais redes sociais eles estão e então defina uma ou duas. Para começar, acredito que o Facebook, com a oportunidade de criar anúncios personalizados e o instagram são excelentes opções.

Pensar no público que frequenta a sua padaria também é importante. Dependendo da região ou da localização, o público pode variar bastante. Lembre-se sempre que as pessoas entram nas redes sociais para interagir, ver fotos dos amigos… elas não entram para comprar diretamente. Então, definir o público é super importante para a criação do conteúdo da sua página ou perfil.

Com o objetivo e o público já definido vamos a algumas dicas:

1- Faça uma página profissional Os perfis pessoais diferem dos perfis profissionais. Este último te oferece métricas, informações sobre público e engajamento além de ser possível a criação de anúncios. No facebook, procure por fanpage e no instagram você pode migrar o seu perfil pessoal para profissional. Parece uma dica simples, mas vejo muitas empresas que ainda utilizam as páginas pessoais.

2- Cuide do visual da sua página Coloque a sua marca no perfil e cuide sempre das fotos. Não precisa ser fotos profissionais, mas evite fotos tremidas, desfocadas e escuras. Tire as fotos em um ambiente com a melhor luz, se for natural, melhor. Perto de uma janela. Pense que as fotos devem ser apetitosas. E nunca use fotos de banco de imagens. Você deve fotografar o seu produto. Sempre.

3- Faça uma agenda de conteúdo Você não precisa postar todos os dias. Vá fazendo testes. Defina que na segunda você vai divulgar dicas de saúde, na terça foto de alguma promoção, na quinta dicas para festas e, na sexta, fotos e vídeos da loja…

4. Faça vídeos  Os vídeos possuem muito engajamento. Use também a live do Facebook e o Stories do Intagram para fazer vídeos ao vivo.

Dicas sobre o que postar:

. Faça um vídeos dos seus bastidores. Como seus produtos são feitos? Imagens do processo de fabricação daquela torta podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações a quem compra. Você presta serviços?  Qual a sua forma de trabalho? Respondendo a essas perguntas haverá informações suficientes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.

. Conte um pouco da sua história, dos fundadores, do bairro. Sua padaria têm muitos anos. Poste fotos antigas do lugar.

. Está implantando delivery?  Faça um vídeo do produto sendo embalado com carinho.

. Utilize os vídeos para colocar as pessoas como espectadoras da sua marca. Avise sobre promoções, pergunte algo que você ainda não sabe sobre os clientes, lance produtos. Esta é a chance de manter viva a sua marca na mente das pessoas.

5. Use sua localização Sua padaria precisa de visitas? Essa pode ser uma boa maneira das pessoas saberem onde você está. Em suas imagens, além da legenda, faça uso da geolocalização. Se a empresa tem diversas filiais ou franquias é uma boa maneira de mostrar onde elas estão. Outra alternativa é registrar a presença da empresa em eventos ou palestras para gerar credibilidade.

Um exemplo neste caso é a @starbucksbrasil. A marca possui filiais em todo o país. Em suas ações locais o perfil usa a geolocalização para indicar as suas lojas e o que estão fazendo localmente.

6  # Use hastags  As hashtags começaram no Twitter e logo se espalharam por outras redes sociais. São importantes instrumentos de pesquisa, que permite que usuários encontrem fotos que os interessam com mais facilidade.

Procure utilizar hashtags que tenham a ver com seus produtos ou serviços, mas que não sejam exclusivamente suas. Afinal, se você deseja ser encontrado por pessoas que ainda não conhecem a marca, logicamente precisa saber que elas não vão procurar o nome do seu produto diretamente.

Colocar diversas hashtags em uma mesma foto não vai deixar a sua foto ou mensagem mais atraente e pode até mesmo espantar novos seguidores com o exagero.  De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco um limite aceitável.

7- Publique com regularidade Você não precisa postar todo dia, mas não adianta postar uma vez ao mês. E descubra quais são seu melhores horários. Se tem buffet de almoço, não adianta postar a foto de um prato na parte da tarde. Veja quais são seu horários ociosos e faça alguma promoção.

8- Estimule a interação Faça perguntas e estimule as avaliações e depoimentos dos seus clientes e fãs. Responda sempre e o mais rápido que puder. Se for uma reclamação, peça desculpas e converse depois por e-mail ou inbox. Mas nunca deixe de responder. Você pode fazer enquetes também e é um ótimo recurso para fazer uma pesquisa entre seus clientes.

9 – Coloque sua padaria no Google meu negócio O Google Meu Negócio, é uma plataforma que funciona como ponto de partida para presença online de qualquer marca na internet.

Quando o usuário pesquisa por uma padaria próxima, os resultados são direcionados para essa localização, o que é chamado de busca local, ou local search. Esse tipo de pesquisa traz resultados marcados em um mapa à direita da SERP (Search Engine Results Page, a página de resultados da busca) com bastante destaque acima dos demais resultados orgânicos da busca.

Configurar adequadamente o Google Meu Negócio é a maneira de manter as informações de empreendimentos locais atualizadas tanto nos mapas do Google quanto no mecanismo de buscas de palavras-chave.

Ter o perfil do Google Meu Negócio completo e atualizado ajuda a ganhar relevância nas buscas para potenciais clientes e usuários interessados nos seus produtos e serviços.

Se cadastrar no Google Meu Negócio é realmente muito simples. Para começar, basta ter uma conta do Gmail, que é o seu login do Google para todos os efeitos.

Acesse a página do Google Meu Negócio, no endereço www.google.com.br/business/, clique em Aparecer no Google e siga as instruções da ferramenta. Você vai entrar na sua conta e agora é possível criar o seu empreendimento no Google Maps.

Importante: pode ser que o seu local já seja cadastrado no Google Maps, e nesse caso você pode pedir a propriedade daquele local. Entre no mapa e clique sobre o local para abrir os detalhes. Abaixo das informações de contato, clique no link Reivindicar esta empresa. Siga as instruções atentamente, pois alguns passos podem ser necessários, como confirmação de códigos por telefone ou por um cartão enviado pelo Google para o endereço em questão.

Não deixe de caprichar nas informações da sua empresa; coloque os horários de funcionamento corretos para todos os dias da semana, atualize sempre as informações de contato e responda a todos os comentários feitos no seu local. Garantir uma boa reputação na web é essencial para aumentar a sua competitividade e o seu alcance por meio dos mecanismos de buscas!

10- Monitore sempre: Para descobrir o que dá certo. Rede Social é teste. O que dá ótimo retorno no Instagram para a padaria do bairro vizinho, por exemplo, pode ter pouco sucesso para a sua. Nem sempre o que outras empresas estão fazendo é o que você deve fazer.

Para descobrir o que dá mais certo, monitore sempre seus dados. Comentários, curtidas, visualizações – mantenha tudo no seu radar. Assim, você sabe o que deve repetir, o que deve aperfeiçoar ou até mesmo o que é recomendável ser excluído totalmente do planejamento.