Ideias para utilizar o Stories do Instagram na sua Padaria

Tempo de leitura: 5 minutos

 

O Instagram é a rede social com mais engajamento para o setor de alimentos.

Segundo pesquisas do próprio Instagram, 53% dos frequentadores habituais de restaurantes e 41% dos eventuais concordam que o celular é o primeiro lugar para onde vão para decidir sobre onde fazer refeições rápidas.  E o Instagram é um importante impulsionador que ajuda as pessoas a decidir onde fazer uma refeição. Entre os frequentadores de restaurantes usando celulares, 23% fotografam apenas para ter uma lembrança e 15% compartilham essa experiência em seus canais sociais, o que tem grande repercussão no Instagram. Depois de verem fotos e vídeos dos amigos em restaurantes de refeições rápidas no Instagram, 66% dos frequentadores habituais querem visitar um restaurante ou loja. ( Fonte Instagram Business)

E uma maneira de divulgar seus produtos e atrair mais consumidores para sua loja é através da função Stories do Instagram, que hoje tem muito mais engajamento do que as imagens postadas no feed de notícias.

Em meados de 2016, o Instagram lançou a função Stories (história), recurso que permite ao usuário compartilhar texto, foto, desenho e vídeos de curta duração de uma forma diferente.

Assim como é no concorrente Snapchat, no Stories cada conteúdo publicado é apagado 24 horas depois.

As vantagens do Instagram Stories para empresa incluem relacionamento com consumidores, interatividade, conhecer clientes e focar no conteúdo certo para atingir este público.

Muitas padarias já estão utilizando o recurso para fazer promoção, enquetes e relacionar-se com seus clientes.

 

Vamos as dicas:

. Primeiramente, se você não tem uma conta no instagram você deve baixar o aplicativo no seu celular e criar uma conta.

. Depois você deve reverter a sua conta para uma conta profissional. Isto é muito importante, pois no perfil profissional você terá acesso às métricas, público e também tem a possibilidade de criar anúncios.

. Como o Stories tem um alcance maior você pode chamar seu público para ver uma foto especial que você publicou no seu feed;

. Você pode mostrar ao vivo a produção de algum produto especial da sua padaria. As pessoas adoram imagens de bastidores. Conte um pouco a sua história. Abra uma caixa com produtos deliciosos.

Fonte: Lolokitchen

. Você pode criar um cupom promocional com duração de 24h. Lembre-se de colocar a validade.

Fonte: Paderia

. Você pode fazer perguntas através da enquete e conhecer mais os seus clientes. Ou então criar uma batalha de sabores. Quem sabe fazer uma pesquisa antes de lançar produtos.

Fonte: Paderia Bakehouse

. No Stories você tem acesso à todos que viram seu conteúdo. E pode conhecer melhor o seu público mais engajado.

. Use sempres hastags e localização. Isto faz com que sua publicação atinga mais pessoas;

. Crie sessões especiais tipo: Os 5 doces favoritos para o Natal;

. Mostre como são feitos os seus produtos;

Fonte: Kokomacake

 

. Divulgue lançamentos, seu serviço de delivery;

Fonte: GaloPadeiro e Nanica Brasil

. Você pode fazer lives (vídeos ao vivo) transmitindo um evento, informando a chegada de novos produtos ou tirando dúvidas dos clientes. Uma live também mostrando a loja e a vitrine cheia.

Fonte: Dani Dinelli e Panera Bakery

. Publique depoimentos de clientes;

. Divulgue um cardápio especial;

. Planeje os temas e escolha um dia para criar todos de uma vez. Escolha se vai fazer um stories diário ou 2 a 3 vezes por semana. Teste.

. Pesquise outros Stories para se inspirar.

. Se você tem mais de 10 mil seguidores também pode colocar link no Stories para seu site, por exemplo.

E, agora você também pode fazer anúncios somente para o Stories.

Atrair os frequentadores de restaurantes no Instagram é uma coisa, mas como fazer com que as pessoas tomem uma iniciativa? Os restaurantes criaram uma receita em três etapas para o sucesso: criar o desejo, incentivar a visita e fazê-los voltar.

Veja estes 3 exemplos de campanhas para o Instagram que fizeram sucesso

https://business.instagram.com/blog/restaurant-insights/

 

Existem também muitos aplicativos para turbinar seu Stories. 

Easil

Ideal para quem pretende postar Stories de maneira mais constante, já que facilita seu trabalho ao oferecer modelos prontos, bastando apenas colocar seu conteúdo. Por exemplo, pode criar listas de “Top 5” ou “Top 10” facilmente usando um dos modelos e replicando-os por todas suas Stories. Disponível somente para IOS.

criar-instagram-stories-easil

Storie Ads

Aplicativo para produzir vídeos para o Stories do Instagram. Você pode editar diversos modelos prontos e ele já salva no tamanho e resolução ideal para o Stories.

Disponível somente para IOS e Android

criar post para stories

Adobe Spark Post

Diversos modelos prontos e opções de fotos e textos. Disponível somente para IOS e Android

aplicativos stories 3

Hypetype

O aplicativo traz maior variedade de fontes que o Instagram, além de também permitir inserir uma música que esteja na sua biblioteca. Disponível somente para IOS.

print-tela-iphone-hypetype-aplicativos-postgrain

Font Candy

Crie arte com texto e sobreposições com efeitos incríveis. Disponível somente para IOS.

aplicativos stories 2

Canva

O aplicativo queridinho para criar artes lindas em minutos. Ele não possui a opção Story, então para criar um design personalizado você precisa escolher a opção Use custom dimensions e selecionar a resolução 1080×1920, que é a usada pelo formato das Stories. A partir daí, basta clicar em Design para escolher entre os diversos templates do Canva e criar.

print-tela-iphone-canva-aplicativos-postgrain

Story Cutter

Permite gravar e cortar automaticamente seus vídeos em segmentos de 10 segundos, que podem ser publicados no Instagram Stories inteiro. Disponível somente para IOS e Android.

criar-instagram-stories-storycutter

 

Então é isso. Planeje, crie e teste.

E, se você quiser saber mais sobre como personalizar os destaques do Stories, clique no link abaixo para acessar um vídeo tutorial que eu preparei.

Como Personalizar os Destaques do Stories no Instagram da sua Padaria

Sucesso Sempre!!!