A Hora e a Vez das Embalagens Instagramáveis

Tempo de leitura: 5 minutos

embalagem Instagramável

Fonte: marca Hola, fonte Behance

Que as embalagens são importantes ferramentas de marketing não é novidade para ninguém. Elas agregam valor para o produtos, materializam os valores da marca e formam uma conexão com o consumidor.

Muitas empresas, assim que começou a pandemia, tiveram que correr para colocar sua empresa no mundo digital. Investiram forte na comunicação on-line, mas se esqueceram de que todos os pontos de contato do cliente com a marca são fundamentais para a construção de valor e conexão com seus clientes: loja, atendimento, embalagens…

Vistas por muitos empresários somente como custos, as embalagens, agora durante a crise, se tornaram protagonistas da marca.  Você já pensou na sua embalagem agora que o delivery ganhou uma dimensão impressionante? Sua embalagem está criando vínculo e transmitindo seus valores?

Segundo Fábio Mestriner,  professor de embalagem na ESPM, “as embalagens de entrega dos produtos ganharão importância estratégica, função e significados, que farão delas ferramentas de marketing cada vez mais relevantes no negócio das empresas.

No e-commerce as embalagens não podem apenas “carregar” os produtos: são elas que fazem o contato com as pessoas no mundo físico e promovem a primeira experiência com a mercadoria. São elas que promovem um final feliz para o processo de compra ao encerrarem, no momento da entrega, todas as expectativas e incertezas naturais deste tipo de comércio. Por isso, devem incorporar novas funções, como “conversar” com o consumidor, estabelecer empatia com a marca, esclarecer mais sobre o produto adquirido, estreitar relacionamentos e iniciar a próxima venda.” reforça.

Fonte: Behance

Mas, e o que é afinal uma embalagem Instagramável?

Uma tendência que já estava em grande expansão era a dos ambientes instagramáveis, que já falei muito em meu perfil. São ambientes, espaços lúdicos, experiências… que valem uma publicação nas redes sociais. Esta tendência está relacionada com a necessidade das pessoas em compartilhar experiências e se conectarem.

Mas, e agora que muitos lugares estão fechados e entregando somente via delivery? Simmm, a proposta instagramável foi para as embalagens e as pessoas agora estão clicando e compartilhando seus pedidos de comida pelas redes sociais. Aí surgiram bilhetes, desenhos, qr codes para melhorar a experiência de consumo.

Comma - De todo un poco

Fonte: Comma via Behance

 

E, diante deste cenário, como melhorar a comunicação da sua embalagem e como levar a experiência da loja para a casa dos seus clientes? Esse é o desafio.

Dicas para aumentar o poder da embalagem do seu produto

Qualquer dica para criar embalagem passa necessariamente pelo cuidado com a experiência do consumidor.

E a embalagem é uma parte muito importante da experiência de alguém com um produto, já que está envolvida no manuseio direto dele.

Atente aos dois pilares a seguir para criar a embalagem perfeita:

A funcionalidade

É preciso pensar no produto sendo utilizado no cotidiano do seu cliente.

Para entrega de alimentos, este é talvez o elemento principal. Suas necessidades de embalagem são para proteger e preservar seu produto para que chegue ao seu consumidor no melhor estado possível. Se a sua embalagem não conseguir fazer isso, então, todo o esforço do padeiro ou confeiteiro foi perdido. Precisamos que o produto seja de fácil aquecimento e que não chegue fria.

Custo

Aqui é importante avaliar o posicionamento da sua marca e avaliar o investimento. Muitas empresas investem alto nas embalagens buscando uma diferenciação para sua marca, como é o caso da Supermoon Bake House que faz um sucesso na internet com a sua caixa iridescente. Se você não possui muito para investir, procure por embalagens funcionais e com pequenas alterações como a inclusão de um QR code com a sua história, uma frase, uma mensagem… Isso pode ser suficiente para maximizar a eficácia da sua embalagem atual.

Supermoon Bakehouse, New York

@supermoonbakehouse

The first noticeable thing by customers while purchasing any kind of food product is its display and presentation. Same is the case bakery food, customers choose the products by influencing from the way it appears on the shelves of the bakeries. #FoodBoxes #BakeryBoxes #CustomBakeryBoxes #Packaging #PakBoxes

Fudge, via Behance

Sustentabilidade

A alimentação no lar ou em  home office, assim como a alimentação saudável, são fortes tendências para o futuro e exigem embalagens melhores, mais seguras, eficientes e atraentes. Outro ponto importante é a preocupação crescente com o meio ambiente criando também a necessidade de embalagens que gerem pouco impacto na natureza ou sejam reaproveitadas.

Fonte: @Papiladeli

A identidade visual

A identidade visual do produto não está dissociada da funcionalidade. Pense no transporte, no manuseio…

Fique atento também às cores da sua marca. Coloque frases e valores que o identificam.

Epic Gelato via Pinterest

Surpreenda!!!

  • Use elementos da sua marca. O que pode deixar sua embalagem única? Cores, imagens, frases…

embalagem Instagramável

Fonte: @Papiladeli

Fonte: @casasolembalagens

  • Faça bom uso dos QR codes, coloque um vídeo contando sua história, um vídeo de agradecimento da equipe, a playlist do Spotify da sua marca, um livro de dicas ou receitas com seus produtos…

 

 

  • Coloque os valores da sua marca. O que você acredita? Descreva seus princípios.

Fonte: @beleaf

  • Valorize alguma causa que você acredita. A Equilibri fez uma homenagem para as mulheres estampando artes de ilustradoras em suas embalagens. Tem algum artista na sua região? Coloque artes, ilustrações, poesias…

  • Crie valor e experiências. Mensagens escritas pela equipe como faz a Lovegan. Ou como fez essa loja de chocolates que colocou uma mensagem por baixo de cada trufa.

 

    

  • Experiências para finalizar em casa como fez esta hamburgueria. Bolos para serem finalizados em casa…

  • E lembre-se de colocar informações que facilitem novos pedidos como A Renata Gaia Gastronomia.

  • E, por fim, use as suas redes sociais para criar mais momentos com as suas embalagens e a sua marca como faz a Papiladeli.

E aí? Prontos para criar uma experiência única da sua marca com as suas embalagens?

Sucesso nas suas estratégias!!