Check-in no Facebook: veja como usar essa estratégia na sua padaria

Tempo de leitura: 6 minutos

O Check-in no Facebook é uma tecnologia de geolocalização que pode ajudar muito na divulgação da sua marca na internet.

 

Se você já tem uma página pessoal no Facebook já deve ter visto publicações dos seus amigos assim: Fulano fez check-in no restaurante tal. É uma forma das pessoas mostrarem onde estão, lojas,restaurantes, viagens, pontos turísticos… E, ao fazerem isso, levam seguidores novos à sua página e também para o seu negócio.

Como fazer check-in no Facebook?

O processo é simples, muito parecido com uma postagem regular:

  • vá até o feed de notícias;
  • clique em “No que você está pensando?”;
  • clique no ícone de marcador que indica o check-in.

Caso você ainda não tenha autorizado, o aplicativo solicitará a permissão para ter acesso à sua localização.

Feito isso, você tem a opção de escrever um texto, enviar uma foto ou vídeo, adicionar um sentimento, atividade ou figurinha, um gif, tirar uma foto na hora ou até fazer um vídeo ao vivo. Além disso, é possível marcar amigos e programar uma data para a publicação.

Há ainda a possibilidade de pedir recomendações de lugares próximos, o que também pode ser bastante útil. A seguir, vamos saber mais sobre isso.

O que é a categoria “Locais” no Facebook?

Basicamente essa categoria serve para encontrar localidades próximas e observar informações sobre elas. Para ter acesso a essa aba, basta acessar a opção “Locais nas Imediações” no Facebook.

Depois de fazer isso, o usuário poderá filtrar entre lugares para “comer e beber”, “ver e fazer”, “eventos” e o histórico de locais nos quais ele já esteve.

O próprio algoritmo também fará algumas sugestões e abrirá filtros mais específicos para as localidades. Por exemplo, ao clicar em “comer e beber”, é possível selecionar tags como “restaurante”, “bar”, “cafeteria” e “doceria”.

Vale lembrar, também, que há outros tipos de segmentação. O usuário pode, por exemplo, filtrar os lugares por “aberto agora”, “visitado por amigos” ou estipular uma faixa de preço específica.

Em resumo, os locais foram criados para funcionar como um guia para as pessoas que querem ter mais informações sobre negócios próximos a ela.

Ou seja, uma grande oportunidade para empresas que querem atrair mais visitantes.

Como inserir o meu negócio nos “Locais” do Facebook?

Ao criar a fanpage da sua padaria como negócio local o próprio Facebook exigirá um endereço para cadastro.

Assim, seu negócio entrará automaticamente nos “Locais” do Facebook e estará disponível para que as pessoas façam check in.

Se você já possui uma fanpage e quer trocar o tipo de negócio, basta alterar a categoria e inserir o endereço.

Como usufruir das vantagens do check-in no Facebook?

A sua padaria pode se beneficiar do check-in no Facebook aproveitando deste recurso orgânico para alcançar pessoas que podem ser clientes em potencial.

Ok, e como fazer?

Veja abaixo algumas ideias:

Ofereça benefícios para as pessoas que fazem check-in

Uma ótima forma para tirar proveito dos check-ins é oferecendo vantagens para os clientes.

Quem fizer o check-in pode ganhar um desconto, um brinde ou um benefício. Certamente essa ação vale muito à pena, pois mostrará a um público segmentado (os amigos de quem postou) em um momento preciso (quando já há alguém conhecido no local).

A Padaria Bellinha, de Uberada, Minas Gerais, utiliza muito esta estratégia em sua página no facebook. No caso, ela limita às 100 primeiras pessoas que apresentarem o celular com o check-in ganhem um produto da loja.

Ela coloca na descrição do post: “A promoção é válida por hoje para os 100 primeiros clientes que apresentarem o check-in.”

Notem também que é sempre um produto de fabricação própria e, que também funciona como uma degustação.

Veja outros exemplos.

A imagem pode conter: comida e texto

Deixe as regras bem claras no seu post.

A imagem pode conter: texto

 

Troque a senha do Wi-Fi pelo check-in no Facebook

Alguns roteadores permitem, ao invés do uso de senha para acessar a rede, o uso do check-in no estabelecimento pelo Facebook. E isso é incrível quando se trata de conseguir check-ins organicamente!

O Facebook Wi-Fi é uma função totalmente gratuita e homologada somente por alguns fabricantes no mundo. Pesquise na internet qual roteador tem essa função.

Ela permite que você forneça internet sem fio aos seus clientes através do check-in na sua página no Facebook, sem a necessidade de senhas complicadas.

Com apenas um clique, seus clientes podem fazer check-in na sua página no Facebook e começar a navegar na web.

Além disso, o check-in do seu cliente aumenta o tráfego na fan page do seu estabelecimento e ajuda a divulgá-lo na rede social, de forma espontânea, aumentando a visibilidade do seu negócio e atraindo os amigos que o cliente tem na rede social.

Para o cliente, presente no estabelecimento, é uma forma simples, que dispensa o trabalho de procurar ou pedir a senha do wi-fi. O importante é informar, em local visível, que para usar a rede é só fazer o check-in.

 

 

Publique ou reposte as fotos dos clientes na sua página

Algumas padarias também já usam esta estratégia para chamar outros clientes para fazerem o mesmo.

 

A padaria Nova Teresópolis criou um espaço especial convidando seus clientes para fazerem uma foto e aparecerem na sua página. Ela criou um momento do cliente especial, momento Check-in . A ideia é muito bacana pois marcando também a cliente na publicação, seus amigos e familiares também podem curtir e comentar o post aumentando seu engajamento.

Veja exemplos:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Os clientes da Padaria Santa Efigênia também capricham na foto para aparecer como publicação da padaria.

A imagem pode conter: 1 pessoa, xícara de café

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Premie seus clientes pela frequência

Conquistar a lealdade dos seus clientes é muito importante nos dias atuais. Em negócios locais, não poderia ser diferente. Se você proporcionar boas experiências aos seus clientes, eles voltarão.

No entanto, como medir quantas vezes as pessoas já foram ao seu estabelecimento? Por meio dos check-ins ! Você ainda pode premiar as pessoas que vão com regularidade ao local, oferecendo descontos e outros benefícios.

Assim, inclui-se um processo de gamificação entre os seus clientes, que entrarão em uma espécie de “competição” pelas vantagens. E, no fim das contas, é o negócio que ganha com a divulgação recorrente.

 

 

Utilize o local para incentivar a divulgação

Utilizar o local para estimular o check-in no Facebook é uma ótima ideia. Lembre-se que vivemos na era das redes sociais e as pessoas gostam de compartilhar seus momentos.

Então use o espaço físico para lembrá-las disso! Coloque cartazes estimulando o check-in, crie espaços onde as pessoas possam fazer vídeos especiais e outras ações.

Em alguns lugares, por exemplo, há cenários falsos para que as pessoas tirem fotos com a família. Em outros, há frases espalhadas pelo local, que podem ser integradas às publicações.

Parabéns para todas as padarias citadas, pois já estão saindo na frente da concorrência.

Tem alguma ideia bacana para utilizar este recurso em sua padaria ou loja? Conte pra gente!

Sucesso e Paz,

Fonte: MLabs