O que é Social Listening e por que você deve monitorar não só as redes sociais

Tempo de leitura: 7 minutos

Estamos em um mundo digital e não temos como fugir disso.

Muitos clientes já me relataram que não estão nas redes sociais por medo de críticas e comentários negativos. E o que posso dizer???

Você existe? Tem uma loja online ou física? Vende produtos ou serviços?

Infelizmente você está sendo avaliado o tempo todo!!! Mesmo não tendo redes sociais e site.

Aproveite o poder das redes sociais para crescer e aprender e não adianta retirar as avaliações do google e facebook. Não. Seus clientes estão te avaliando, criticando e indicando a sua loja o tempo todo.

E não temos como controlar. Nem tente. Temos que monitorar!!! Sempre!!

E, claro, você vai receber críticas. Use-as para melhorar o seu negócio.

E sei que a tarefa é árdua. Tanto que já existe a profissão de Social Listening e a tarefa dele não é só monitorar o que acontece no mundo virtual. Veja nesta matéria da Izap.

O Social Listening é a estratégia de procurar, acompanhar e analisar o que é falado sobre a empresa, marca, produto, serviço ou temas em todas as mídias digitais, como em blogs, Facebook, Instagram, Twitter, sites de reputação de empresas e portais de notícias, com o objetivo de descobrir oportunidades de negócios e informações que possam melhorar o contato com o público-alvo e orientar as ações da empresa.

Atenção: não confunda a estratégia de social listening com a estratégia de monitoramento de redes sociais. As atividades executadas são parecidas, porém os objetivos finais são diferentes.

No monitoramento o foco é a observação das interações realizadas nas redes sociais, com o objetivo de resolver e responder rapidamente a demanda de cada interação. Por exemplo, quando um usuário realiza um comentário reclamando de um produto em uma foto na rede social de uma determinada empresa, o foco é responder e resolver rapidamente o problema visando minimizar possíveis danos na imagem da marca.

O social listening vai além de acompanhar e responder às interações nas redes sociais da marca. Ele analisa todo o contexto que motivou as interações e busca menções sobre a empresa, produto ou serviço em todas as plataformas digitais, com o objetivo de identificar e resolver as causas que motivaram as reclamações ou novas possibilidades de negócios a partir de  sugestões.

Pessoas com um megafone e ícones de marketing de mídia social Foto gratuita

Ou seja:

Social

. Ouvir o que as pessoas tem a dizer em todas as mídias online (não só nas redes sociais)

. Seguir fóruns onde as pessoas se reúnem para discutir assuntos relevantes para sua empresa

. Interagir e ser parte dessas conversas , dar e receber, construir relacionamentos

Listening

. Não perguntar o que eles tem a dizer, ver o que eles fazem e ouvir o que eles dizem, sem precisar que te peçam atenção

. Pensar criticamente sobre o que o feedback que você recebe significa para a sua empresa Aprender e se adaptar a como os consumidores querem que você se engaje com eles.

Isso é Social Listening.

 

As vantagens de implementar o Social Listening na estratégia de marketing digital

 

Através do social listening, as empresas conseguem coletar opiniões honestas e reações sinceras sobre a imagem da marca, dos produtos e serviços. O uso dessas informações auxilia na orientação e criação de estratégias de marketing mais assertivas que realmente impactam positivamente as pessoas.

Veja as vantagens de usar o social listening:

 

– Melhora a identificação das necessidades e desejos do público-alvo;

Com a análise dos dados coletados, as empresas conseguem identificar e adiantar as reais demandas do mercado em que atuam, desenvolvendo melhores produtos e serviços que realmente satisfaçam as vontades dos clientes.

– Facilita a descoberta de feedbacks sobre a marca, produto ou serviço;

Através da busca de termos relacionados sobre o mercado que a empresa atua e os seus produtos e serviços, os gestores descobrem nos feedbacks sinceros o que realmente o consumidor pensa e sente sobre a marca.

– Ajuda na execução de benchmarking;

O social listening agiliza a pesquisa das estratégias dos concorrentes, a identificação das forças e fraquezas e a descoberta de insights valiosos que estabeleçam a empresa a frente da concorrência.

– Aumenta a atração de leads, taxa de vendas e fidelização dos clientes;

As informações coletadas no social listening, orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing digital mais assertivas, envolvendo o público-alvo, impulsionando a autoridade da marca, a taxa de vendas e a fidelização dos clientes.

 

Veja como implementar a estratégia de Social Listening em 4 etapas

Startup business teamwork meeting concept. Foto gratuita

 

1° Pesquise e acompanhe

Pesquise as palavras-chave relevantes para a sua marca, como nome da empresa, produto,  serviço, nome dos concorrentes, palavras ou frases relacionadas com a marca nas ferramentas de social listening.

Acompanhe o que o público-alvo diz e colete o máximo de informações dessas interações.

Procure grupos de facebook na sua cidade onde as pessoas avaliam restaurantes e lanchonetes. Eles também avaliam padarias. Esteja lá. Também para aprender sobre como proceder com as críticas.

Faça isso uma vez na semana. Busque seu nome e palavras-chave do seu negócio no google, no tripadvisor, no facebook, grupos do facebook, intagram ,twitter…

Pesquise também a concorrência. Você pode ter ideias interessantes que possa melhorar em produtos ou serviços.

2° Ouça

Identifique entre todas as informações coletadas quais são relevantes para a empresa, depois organize e armazene tudo.

3°  Analise

Analisando as informações, busque dados que possam personificar o público-alvo, como dados demográficos, psicográficos, geográficos e comportamentais. Também procure por dados que mostrem as causas que motivaram as reclamações dos consumidores e possíveis oportunidades de negócio nas sugestões.

4° Use

Use os resultados das análises para guiar a criação de diversas estratégias, como as de marketing, de marketing digital, de negócios e vendas.

Melhore a experiência do cliente.

Treine sua equipe.

Reinvente produtos e serviços. Satisfaça necessidades não satisfeitas.

Seja Proativo.

 

Ferramentas de Social Listening

 

Keyhole

Ferramenta de mídia social para a programação de postagens, pesquisa e monitoramento de palavras-chave, hashtags e menções no Facebook, Instagram, Twitter, sites de notícias e blogs. Permite o rastreamento de hashtags em tempo real, além de gerar análises, sugestão de palavras-chave e local de onde as menções são realizadas.

Mention

O Mention oferece além dos serviços de monitoramento de todas as plataformas digitais, como redes sociais, sites e blogs, análises competitiva, monitoramento de influenciadores e gerenciamento de crise.

Brandwatch

Dentre as opções no mercado, o Brandwatch é uma das ferramentas mais completas. Com ele os gestores conseguem além de monitorar todas as redes sociais, sites e blogs, detectar menções e conversas sobre a marca em tempo real, levantar dados demográficos dos usuários e detectar imagens que contenham a logo da empresa.

 

Agora que você já sabe o que é o Social Listening, porque e como usá-lo, não perca tempo e o implemente na estratégia de marketing digital da sua empresa e veja o crescimento das vendas, o aumento da taxa de satisfação e fidelização dos clientes.

Fontes

http://tutano.trampos.co/14490-info-o-que-e-como-fazer-social-listening/

www.izap.com.br