Como usar as Hashtags nas redes sociais da sua padaria para atrair mais visitantes

Tempo de leitura: 4 minutos

As # hastags são fundamentais para o sucesso da sua empresa nas redes sociais pois elas organizam os conteúdos e também tornam visível a sua marca para quem ainda não é cliente.

Mas como usar hashtags nos posts da sua padaria nas redes sociais?

As hashtags começaram a serem usadas primeiramente no Twitter, mas elas se tornaram comuns em outras plataformas de mídia social, como Instagram, LinkedIn, Google Plus e Pinterest.

Usadas corretamente, as hashtags ajudam as pessoas que estão interessadas em seu tópico a encontrar seu conteúdo e ajudam a expandir sua influência e aumentar o número de seguidores.

O Que é uma Hashtag?

Uma hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo (#). É usada em uma postagem nas redes sociais para ajudar os interessados em determinado tópico a encontrá-los quando pesquisam por uma palavra-chave ou uma hashtag específica.

Isso ajuda a chamar a atenção para suas postagens e estimula a interação.

As hashtags são uma forma de categorizar o conteúdo.

Quando alguém pesquisa #bolo, é como dizer ao Instagram para pesquisar toda sua biblioteca e encontrar imagens para a pasta “bolo” e mostrar as últimas postagens que contêm essa palavra-chave. Quando você usa as hashtags em suas postagens, você está avisando o Instagram qual a pasta correta onde ele deve guardar a sua imagem para quando alguém for pesquisar.

Ao usar uma frase como uma hashtag, você escreve sem espaços, como em #padaria. Pode incluir números, mas não símbolos. Pontuação às vezes.

Embora pareça simples o suficiente colocar um símbolo na frente de sua palavra-chave, há outras informações básicas que são importantes saber quando você está tentando ser encontrado usando hashtags.

Usá-las só faz diferença na sua estratégia de Marketing quando feito da maneira correta. Aqui estão algumas dicas:

. Não se deixe levar pela tentação de usar muitas hashtags. O número de hashtags que podem ser usadas depende de qual plataforma você está usando, no twitter, por exemplo, o recomendado são de duas a três. Já o Instagram aceita até 30 hashtags por postagem.

. Pesquise seus concorrentes. Veja quais são as mais utilizadas.

. Usar hashtags mais específicas levará a melhores resultados do que as genéricas. Lembre-se que você é um negócio local e o interessante é atrair público na sua cidade, bairro… Pesquise as # da sua cidade. Como o cliente pesquisa padarias na sua cidade? Exemplo que utilizamos em nossas empresas: #padariaembh #padariasembh #centrobh #bh #amobh #boloembh … Se seu objetivo é vender kits festas use #festabh #festaembh #kitfestaembh

.Quando for escolher a # no Instagram, a ferramenta já “puxa” uma caixa de pesquisa. Escolha aquelas estão no meio termo, nem muitas postagens e nem poucas demais. Quando você segmenta hashtags que foram usadas milhões de vezes, você está competindo contra milhões de outras fotos e vídeos para ganhar visibilidade do seu conteúdo. Já quando você usa hashtags que foram usados em 10 mil posts, você está competindo com um grupo menor de pessoas. Equilibre entre o uso de hashtags com muita e pouca concorrência.

.Evite criar novas, a não ser com o seu nome. Essa tem que ter. A hashtag da sua marca ou de alguma campanha específica.

. Pesquise também as # de comunidade. Ex: você está lançando kits saudáveis de salada no pote. Pesquise as # de dieta como #foconadieta #queroserfitness… Pense estrategicamente.

. Observe as hashtags relacionadas. Ao pesquisar no Instagram por hashtags, você verá uma lista de sugestões. Observe e anote.

. Acompanhe o engajamento das suas # e vá mudando e melhorando. Teste.

. Veja os posts que atraíram mais seguidores e veja quais foram as mais utilizadas.

. Combine a #com a imagem. Se a foto é de bolo não precisa usar #almoco.

. Use as # com os emojis.

. Varie as Hashtags.

. Publique quando seu público está mais ativo. Você pode procurar nas informações do instagram quando seu público está no Instagram (para contas comerciais).

. Letras maiúsculas na frente de cada palavra, embora não sejam necessárias, ajudam a leitura, esclarecem o que você está tentando comunicar. Veja esse exemplo: #PadariaDoBairro e #padariadobairro.

. Coloque as hashtags no primeiro comentário. O sistema de programação de links das redes sociais funciona da mesma maneira e ainda pode trazer mais engajamento.

. Opte sempre pelo português.

. Evite hashtags muito longas.

. Teste as palavras acentudas e não. É bem vantajoso você pesquisar a palavra com acentuação e a palavra sem acentuação e decidir qual a mais relevante para você usar. Fique atento. Ah! O Plural também não fica muito longe não…Fique esperto na hora de colocar acentuação e o plural em suas hashtags. São pequenos detalhes, mas que no final fazem a total diferença.

 

 

Conclusão

  • Tome um tempo para pensar sua estratégia no uso das hashtags.
  • Você não precisa usar 30 hashtags em todo post.
  • Estude seus concorrentes e os influenciadores.
  • Descubra se suas hashtags são relevantes e teste.
  • Monitore sua performance.
  • Tenha uma estratégia.

 

 

 

 

Ganhar seguidores através do visual