Dicas para usar o marketing sensorial na sua loja e online

Tempo de leitura: 9 minutos

Dicas para usar o marketing sensorial na sua loja e online

 

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial tem por objetivo despertar o desejo de compra utilizando os 5 sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição).

Através de diferentes estímulos são criadas estratégias que buscam trazer memórias e emoções ao consumidor, associando-as positivamente à marca, e por sua vez gerando mais conexão e vendas.

Estratégias como estas têm crescido muito neste momento atual, pois com o crescimento das vendas online durante a pandemia, as lojas estão buscando cada vez mais criar “experiências” para envolver o consumidor e trazê-lo de volta para a loja física. Outro ponto que podemos destacar também para o crescimento das ações de “experiência” é a busca pela diferenciação, já que atualmente características como qualidade de produtos e preços justos já não são mais considerados diferenciais entre as marcas.

Assim, para se destacar da concorrência, é preciso conhecer seu cliente para criar estratégias que despertem o desejo. Ou seja, que estimulem o consumidor a tomar uma decisão de compra baseada em suas emoções.

E o marketing sensorial é um grande aliado nesse despertar de sensações no cliente.

Além do mais, vale destacar que são diversas as vantagens de apostar nessa estratégia, tanto no PDV quanto no e-commerce. Dentre elas, destaque para:

  • Aumento de ticket médio e faturamento, já que o cliente estará aberto a comprar mais do que apenas o necessário;
  • Fidelização do cliente, pois através da experiência positiva e marcante ele criará vínculos com a marca.

E falando de sensações, as padarias já se beneficiam de atributos sensoriais, não é mesmo? Quem não fica apaixonado com o cheirinho de pão ou bolo saindo do forno? Ou encantado com suas vitrines de doces? Mas não é só do cheiro e visão que vive uma padaria. Então como podemos ir além e vender mais?

Audição

A música afeta a forma como os clientes interagem em uma loja. Podemos tentar uma lista de reprodução mais lenta e com ritmo mais suave para diminuir a velocidade dos clientes enquanto eles andam pela loja. Ou algo mais animado e forte, para aumentar a velocidade do fluxo. Os supermercados utilizam muito esta estratégia: música lenta pela manhã, quando o movimento é menor, e música animada nos horários de pico.

A música libera endorfinas e nos ativa ou desativa, nos inspira ou nos acalma. De acordo com a sua marca, você pode explorar o tipo de música ou sons adequados ao seu cliente.

Já foram feitas pesquisas em supermercados que resultaram em maiores vendas de vinho francês quando músicas francesas eram tocadas no dia da ação.

A intensidade da música também tem efeitos no comportamento de compra, quando a música é alta a permanência na loja é significativamente menor, e quando é baixa e suave, mais longa. É por isso que os formatos de fast-food que buscam uma maior rotatividade de seus clientes costumam ter altos volumes ou taxas rápidas.

Que tipo de música combina com a sua marca? Quais sensações você quer causar?

Selecione a música de acordo com seu público e sua marca.

Crie uma Playlist nos aplicativos de músicas com seleções que combinem com momentos de consumo dos seus produtos. Ex: para tomar café da manhã, happy hour na padaria…

Você pode disponibilizar o acesso à sua playlist nas redes sociais e também nos QR codes nas mesas e embalagens.

Visão

A apresentação e exposição do seu produto aqui é fundamental. Comemos com os olhos, certo?

.Vitrines limpas e com boa iluminação;

. Produtos atraentes com finalizações cuidadosas;

. Placas informativas na loja e placas de precificação legíveis, com informações e ingredientes dos produtos;

. O espaço da sua loja também conta muito. Cuidados com o uso das cores. Uma parede especial, iluminação, tudo que deixa o seu espaço aconchegante trabalha as emoções positivas do seu cliente.

. Um espaço instagramável para os clientes tirarem fotos e marcarem nas postagens nas redes sociais também pode ser um sucesso.

. Brinque também com vitrines interativas com QR code contando histórias dos produtos e vídeos saborosos.

Use dicas visuais (iluminação, cor, equilíbrio) para direcionar a atenção do cliente para produtos e exposições específicas. 

Tato

Que o cliente possa tocar e sentir texturas. Evite colocar itens fora do alcance e colocar itens na linha de visão.

Cuide das suas embalagens com cuidado: papéis especiais, fitas, acabamentos… que agregam valor ao produto.

Texturas de produtos, caldos quentinhos e sobremesas geladinhas, tudo no ponto.

Outro cuidado interessante é com o mobiliário: cadeiras e mesas também formam a percepção da sua loja e da sua marca.

Olfato

O olfato está mais fortemente associado à memória e se conecta com os compradores em um nível emocional. O perfume tem o maior impacto quando se trata de melhorar o comportamento do consumidor. Existem até empresas que projetam perfumes para colocar os clientes no estado de espírito certo.

Embora possamos pensar que o cheiro da pipoca é completamente natural no cinema, os diferentes complexos se preocupam em fazer circular esse aroma e algumas redes usam aromatizantes artificiais para incentivar mais pessoas a virem às lojas.

Na sua padaria fica muito mais fácil né?! Dados do ITPC estimam que trazer o assamento de algum produto para a loja podem aumentar em até 30% as vendas. Por isso muitas padarias já assam pães de queijos, pizzas e bolos na frente da loja em determinados horários.

Aproveite para abrir o apetite de quem está passando na rua.

 

Paladar

Jovens bonitas mulher comendo pizza em um bar Foto gratuita

Aqui as degustações são super importantes.

As marcas que realizam degustações de seus produtos estão associadas ao bom humor e à felicidade, e isso ocorre porque nossos níveis de serotonina são ativados e isso nos faz sentir melhor.

Distribua amostras pequenas de produtos em lançamento junto com os pedidos de delivery e na loja pense estrategicamente para criar ações sazonais de degustação.

 

 

Todos esses estímulos associados a cada sentido devem ser pensados ​​de forma coerente e criativa, sob um conceito que unifique nosso objetivo.

Ademais, isso pode ser feito por meio de uma imagem bem elaborada, um cheiro marcante ou um atendimento com empatia. Mas, como fazer isso no ambiente virtual?

Estimulando os sentidos no ambiente virtual

No ambiente físico, as emoções são despertadas por meio de ações como, por exemplo:

  • Música agradável;
  • Produtos bem expostos;
  • Cheiro agradável de limpeza, de café recém passado e/ou do pão fresquinho;
  • Degustação dos alimentos, entre outros.

Entretanto, no ambiente digital, esses sentidos devem ser despertados de forma diferente, através da emulação de sensações.

Segundo a matéria publicada no site Update Or Die em junho de 2021, “alguns estudos que buscavam entender como nosso cérebro processa estímulos sensoriais comprovaram um ponto interessante: a ativação das sensações integradas foram observadas quando um OU outro sentido é estimulado.

Por exemplo, ver a foto de uma comida (visão) ou escutar seu nome (audição) podem ativar os córtices cerebrais olfativo e gustativo – nosso cérebro, mesmo de forma mais tímida, traz de volta da memória odores e gostos associados àquela comida.”

Levando em consideração que ainda não existem tecnologias que permitam aos clientes a sentirem os odores, tocar nos produtos ou a sentirem os sabores dos alimentos, no ambiente digital devemos usar e abusar de imagens (visão) e sons (audição) para emular e estimular todos os outros sentidos (olfato, paladar e tato). E isso é possível através de algumas técnicas que vamos compartilhar a seguir.

Como usar o marketing sensorial na sua loja online? Veja 5 dicas

1. Capriche no ângulo da imagem

Dê preferência a fotos tiradas com o ponto de vista do cliente no momento do consumo.

O estudo indica que com imagens deste ângulo é mais fácil criar uma conexão com o espectador, uma vez que você pode despertar o sentido do paladar, o que favorece o consumo do produto.

Na foto abaixo, um exemplo de imagem que você pode usar para o seu almoço.

Closeup de carne assada com molho, legumes e batatas fritas em um prato sobre a mesa Foto gratuita

2. Dê movimento

Utilize fotos de produtos que transmitem a sensação de movimento. Este formato de imagem cria uma sensação de realidade, de aproximação. Diversos sentidos podem ser estimulados quando utilizamos essa estratégia.

3. Use pessoas e mãos

Para estimular o marketing sensorial no seu e-commerce, utiliza imagens em que as pessoas estão segurando o produto, criando a sensação do tato. Essa estratégia também ajuda a criar uma identificação do cliente com os produtos demonstrados.

Assim sendo, nos exemplos abaixo, veja amostras de como usar esse artifício:

Utilize mãos para criar a sensação do tato e pessoas para criar uma identificação entre com os produtos demonstrados

4. Aposte nos elementos gráficos

Insira alguns elementos gráficos nas imagens para despertar o olfato ou paladar. Por exemplo:

  • Fumaça na xícara de café ou em outros pratos quentes;
  • Gelo no copo de refrigerante;
  • Gotinhas na cerveja geladinha.

Esses são alguns dos exemplos de como estimular esses sentidos. Aliás, confira abaixo sugestões de imagens que utilizam alguns desses elementos:

 

Exemplos de como despertar os sentidos do olfato ou paladar através de elementos gráficos
Exemplos de como despertar os sentidos do olfato ou paladar através de elementos gráficos

5. Para estimular o marketing sensorial, aposte em um e-commerce com layout adequado, que desperte os sentidos.

Por fim, como a visão é um dos sentidos mais estimulados no ambiente digital, também é preciso pensar no layout da sua loja virtual.

Assim sendo, cores, disposição dos produtos, facilidade na navegação – tanto para o cliente quanto para o administrador – são alguns dos itens a avaliar no momento de contratar uma plataforma para seu e-commerce.

Por isso, na hora de criar o seu site e/ou aplicativo de e-commerce, aposte em um layout intuitivo, personalizável nas cores de sua marca e fácil de administrar. Além disso, é importante que você consiga acrescentar materiais promocionais, como banners e categorias de destaque conforme suas estratégias comerciais.

Cuide também das imagens nos aplicativos de entrega e também da descrição dos seus produtos. Isto é primordial para suas vendas.

Dúvidas, fale com a gente!

Fonte: Update or Die, Mercafácil