Copa do Mundo 2022 – Oportunidades para sua Padaria

Tempo de leitura: 7 minutos

 

A Copa do Mundo se aproxima e com ela muitas dúvidas. Será uma oportunidade? Como posso aproveitar para criar mais vendas na minha loja? Não vendo bebidas alcoólicas. Não tenho TV e espaço na loja. O que fazer?

Vale ressaltar que muitas padarias já estão aproveitando o momento de venda e trocas de figurinhas na loja, trazendo famílias, e criando ponto de encontro.

Para você ter uma ideia de como a Copa pode ser bem aproveitada, segundo pesquisa da SPC Brasil, três em cada 10 micro e pequenos empresários acreditam que as vendas durante a Copa do Mundo irão aumentar*. Entre eles:

  • 42,2% pretendem criar promoções para atrair mais clientes;
  • 36,6% querem decorar o estabelecimento com as cores da seleção brasileira;
  • 25,5% planejam investir em divulgação para esse período;
  • 21,7% querem ampliar a variedade de produtos;
  • 20,5% pretendem aumentar o estoque.

**Pesquisa feita pela SPC Brasil

E já tem empresa grande de olho nas oportunidades da Copa e fim de ano. É o caso da Bauducco que criou uma linha de chocotones e cookies temáticos. E da Mc Donalds que já lançou seus sanduíches temáticos.

 

Mas vamos lá. O primeiro e mais importante é entender o seu perfil de cliente. São mais velhos, mais jovens, mais famílias que irão se reunir em casa…?

Com o clima mais favorável, na primavera, e com jogos pela manhã e na parte da tarde, você pode sim criar ações e produtos para aproveitar a data e o clima de festa.

Anote os primeiros jogos do Brasil na primeira fase. Todos acontecerão de tarde. Dia 28 de novembro será na hora do almoço.

Dia 24/11 – Brasil x Sérvia – 16h

Dia 28/11 – Brasil x Suiça – 13h

Dia 02/12 – Brasil x Camarões – 16h

Se sua padaria não tem espaço para consumo, você pode criar kits to go (para o cliente levar na hora) ou delivery. Kits de mini sanduíches com bebidas, salgadinhos e doces temáticos vão ser sucesso para quem pretende comemorar em família e em casa.

 

Decore a sua loja:

Uniformes verde e amarelo, decoração e experiências na loja.

Inspire-se nas ideias a seguir.

Decore com bandeirolas, fitas, painel de papéis e balões com fitas.

Monte uma mesa decorada com petiscos e bebidas.

Que tal aproveitar os espaços instagramáveis. São um ponto de conexão com a sua marca.

Veja ideias:

Monte um backdrop aonde os clientes possam tirar fotos especiais para as redes sociais. Que tal transformar seus clientes em figurinhas de álbum.

Quer fazer? Tenho uma surpresa para você. Baixe aqui o modelo de figurinha da copa 2022.

Baixe modelo de figurinha copa para fotos.

Veja estas ideias para criar uma ativação da sua marca.

educaricaturas                                    taf print

Em todos estas ideias, deixe seu instagram e um recado para as pessoas postarem e marcarem seu perfil.

E, por falar em figurinha, a Noz Padaria está criando seu próprio álbum de figurinhas com seu mascote. Vai ser incrível!!

E não se esqueça dos treinamentos da equipe. Coloque sua equipe no centro da sua campanha.

Produtos:

Vista seus produtos de verde e amarelo. Brigadeiros, bolinhos… 

Bandeirinhas nos seus produtos e um festival de sanduíches temáticos dos países da copa. 

Outra ideia interessante é surpreender seus clientes com brindes nos kits ou no delivery. Bebidas com apito e até medalhas com moedas de chocolates.

E já que você chegou até aqui eu tenho mais um presente para você. Um arquivo de bentôs do Flork para decorar a sua loja e imprimir os bolinhos que fazem sucesso.

Clique aqui para baixar

Ideias Bebidas

Bebidas e drinks verde e amarelos.

Cafés decorados com o tema e até com ingredientes especiais de cada país.

Mix de produtos estratégicos

Uma das formas de aproveitar o evento esportivo para vender mais é pensar nos produtos que têm maior demanda neste período. Por exemplo, os principais itens que estão ligados ao futebol são cerveja e petiscos e, por isso, a loja pode reunir produtos que fazem sentido para o consumidor e, assim, aumentar as vendas.

 Atenção com o estoque

Além de aplicar na loja o mix de produtos ideal para aumentar as vendas, é preciso evitar as rupturas, assim como os excessos de produtos no estoque. Uma das formas de fazer isso é acompanhar diariamente o estoque e manter o controle sobre a quantidade de itens estocados. 

Embalagens

Use embalagens temáticas e verde e amarela. A Casa Sol tem uma embalagem super especial para pães com a tabela da copa para ser completada no verso.

Você pode colocar alguns pacotes de figurinhas nas suas embalagens também.

Veja esta ideia também para decorar um marmitinha de almoço.

Nas redes sociais

Você pode colorir a sua Biografia do Instagram com o tema da copa. Colorir seu Instagram de verde e amarelo e deixar um cardápio especial no link da bio e também nos destaques.

Ideias de conteúdos para as redes sociais

. 4 delícias que não pode faltar na hora de assistir os jogos da copa

. Curiosidades sobre o Quatar e suas delícias

.  Dicas para decorar sua casa para a copa

. Receitinhas de lanches com nossos produtos e bebidas para curtir 

. Bebidas típicas do grupo do Brasil na Copa

. Batalha de sabores. Quem ganha este embate. Brigadeiro x Beijinhos.

 

. Faça fotos com tapetinhos de grama sintética.

 

Use a internet para promover seus serviços durante a copa

Alguns tipos de serviços são mais procurados durante a Copa do Mundo, como padarias, bares e restaurantes que passam os jogos ao vivo, ou até mesmo deliverys. Nesses casos, o ideal é estar presente na internet para que os possíveis clientes cheguem até você através das buscas. Exemplo:

  • No Google: se o seu negócio estiver cadastrado no Google Meu Negócio, quando alguém procurar por um estabelecimento próximo de si e que ofereça serviços do seu segmento, sua marca irá aparecer nos resultados das buscas locais:

 

  • Cadastro em outros sites: se você entrega algum tipo de lanche, por exemplo, cadastre o seu negócio em sites como o iFood, o que aumenta bastante as chances de você receber mais pedidos.
  • Anúncios: se você fará promoções especiais para a Copa, como descontos durante os jogos da Seleção, uma maneira de divulgar estas ações é por meio de links patrocinados, tanto nos buscadores quanto nas redes sociais.

Dica extra: restrições de uso da marca Fifa

Antes de promover qualquer campanha, oferta ou linha de produtos da sua empresa, saiba que existem restrições quanto ao uso da marca Fifa e Copa do Mundo. Para evitar dores de cabeça quanto aos direitos de marca, veja o que não pode ser feito:

  • Não é permitido usar a marca Fifa, assim como a identidade visual da Copa do Mundo Fifa 2022, sem autorização;
  • Não é permitido colocar elementos da identidade visual da Fifa, assim como da Copa do Mundo 2022 (como o logotipo, por exemplo) em qualquer produto ou promoção, sem autorização;
  • Não é permitido realizar ações promocionais associadas diretamente à Copa do Mundo se a marca não for patrocinadora do campeonato. Você pode relacionar as suas promoções ao futebol e ao Brasil, sem mencionar “Copa do Mundo”, por exemplo.

Conclusão

A Copa do Mundo pode ser uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e tudo o que você precisa fazer é explorar as possíveis ações para este evento. Se a sua empresa colocar em prática pelo menos uma das dicas deste texto, sua marca já vai estar com uma chance maior de converter vendas durante o campeonato. E não esqueça: as oportunidades estão aí para serem aproveitadas!

 

Obrigada por ler até aqui e um excelente evento de copa pra gente!

Referências

*SEBRAE: saiba quais são as regras de uso das marcas FIFA: