Marketing e Branding. Entenda a diferença.

Tempo de leitura: 3 minutos

Branding é a sua essência. Marketing são as suas ações. Mas e a minha marca?

Muitas pessoas confundem Branding com logotipo, cores e embalagens. Isso tudo faz parte, mas Branding é muito mais que isso. Vamos começar com a definição de marca de Seth Godin:

Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, representam a decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.
– Seth Godin

A criação de uma marca envolve atributos tangíveis, como logo, cores, materiais internos, externos e digitais, mas também envolve atributos intangíveis como personalidade, voz, propósito e experiência.

Tudo começa com o Propósito. Esta palavra que está tão na moda começou a fazer muito sucesso depois do vídeo de Simon Sinek, círculo dourado, onde ele fala que as pessoas não compram o quê você faz e sim o Porquê você faz. (Deixei o vídeo no link. Se você nunca assistiu, vale a pena).

 

 

O propósito da sua marca ajuda a esclarecer no que sua marca acredita, porque ela existe e porque os clientes devem se envolver. Depois você define a sua essência, o que faz a sua marca única. Define valores e crenças para criar uma conexão emocional com seus clientes.

De todo esse trabalho, surgem sua proposta de valor e seu posicionamento. Ufa, não é um processo fácil. Branding é uma promessa e um processo contínuo.

A partir desse ponto, você vai criar toda a sua comunicação, logotipo, cores, tipografia, papelaria, embalagens, site, posts… experiência no ponto de venda! É muito importante mapear todos os pontos de contato da sua marca com o público e verificar se todos representam seus valores, essência e personalidade definidos. Tudo fala, principalmente as pessoas envolvidas em atender o cliente. No caso da sua padaria, sua equipe de atendimento, principalmente, deve ser treinada e entender sobre os valores da marca e seu propósito. Sua equipe é o seu ponto de contato mais valioso. Eles que irão gerar as experiências positivas em seu cliente.

 

a-diferença-entre-branding-x-marketing | Curso Design Gráfico RJ

Mas e o marketing? Que horas ele entra aqui?

O Marketing é uma vertente do Branding. Ele expõe sua mensagem para o público. Seu objetivo é focado em vendas e resultados. Ele tem o foco em informar, gerar receita, levar pessoas para conhecer sua marca, gestão de tráfego. Ele reforça o posicionamento da marca, cuida dos produtos, estratégia de preços, promoções, merchandising…

Conclusão

Entretanto, no médio e longo prazos, o que costuma prevalecer para a sobrevivência da marca é o seu papel no mundo. Os consumidores e os demais pontos de contato com a marca, mais do que nunca, estão sensíveis a isso. Credibilidade e coerência são as palavras do jogo. Tudo deve ser autêntico. O novo consumidor não tolera marcas que inventam valores para pregar em um quadro na empresa. Branding é promessa, lembra? Promessas devem ser cumpridas.

“Marcas autênticas não surgem de campanhas de marketing ou agências de publicidade. Eles emanam de tudo o que a empresa faz.”
– Howard Schultz

 

Excelente semana  e boas vendas!!

Rita Gonçalves