Tempo de leitura: 5 minutos
Fonte: marca Hola, fonte Behance
Que as embalagens são importantes ferramentas de marketing não é novidade para ninguém. Elas agregam valor para o produtos, materializam os valores da marca e formam uma conexão com o consumidor.
Muitas empresas, assim que começou a pandemia, tiveram que correr para colocar sua empresa no mundo digital. Investiram forte na comunicação on-line, mas se esqueceram de que todos os pontos de contato do cliente com a marca são fundamentais para a construção de valor e conexão com seus clientes: loja, atendimento, embalagens…
Vistas por muitos empresários somente como custos, as embalagens, agora durante a crise, se tornaram protagonistas da marca. Você já pensou na sua embalagem agora que o delivery ganhou uma dimensão impressionante? Sua embalagem está criando vínculo e transmitindo seus valores?
Segundo Fábio Mestriner, professor de embalagem na ESPM, “as embalagens de entrega dos produtos ganharão importância estratégica, função e significados, que farão delas ferramentas de marketing cada vez mais relevantes no negócio das empresas.
No e-commerce as embalagens não podem apenas “carregar” os produtos: são elas que fazem o contato com as pessoas no mundo físico e promovem a primeira experiência com a mercadoria. São elas que promovem um final feliz para o processo de compra ao encerrarem, no momento da entrega, todas as expectativas e incertezas naturais deste tipo de comércio. Por isso, devem incorporar novas funções, como “conversar” com o consumidor, estabelecer empatia com a marca, esclarecer mais sobre o produto adquirido, estreitar relacionamentos e iniciar a próxima venda.” reforça.
Fonte: Behance
Mas, e o que é afinal uma embalagem Instagramável?
Uma tendência que já estava em grande expansão era a dos ambientes instagramáveis, que já falei muito em meu perfil. São ambientes, espaços lúdicos, experiências… que valem uma publicação nas redes sociais. Esta tendência está relacionada com a necessidade das pessoas em compartilhar experiências e se conectarem.
Mas, e agora que muitos lugares estão fechados e entregando somente via delivery? Simmm, a proposta instagramável foi para as embalagens e as pessoas agora estão clicando e compartilhando seus pedidos de comida pelas redes sociais. Aí surgiram bilhetes, desenhos, qr codes para melhorar a experiência de consumo.
Fonte: Comma via Behance
E, diante deste cenário, como melhorar a comunicação da sua embalagem e como levar a experiência da loja para a casa dos seus clientes? Esse é o desafio.
Dicas para aumentar o poder da embalagem do seu produto
Qualquer dica para criar embalagem passa necessariamente pelo cuidado com a experiência do consumidor.
E a embalagem é uma parte muito importante da experiência de alguém com um produto, já que está envolvida no manuseio direto dele.
Atente aos dois pilares a seguir para criar a embalagem perfeita:
A funcionalidade
É preciso pensar no produto sendo utilizado no cotidiano do seu cliente.
Para entrega de alimentos, este é talvez o elemento principal. Suas necessidades de embalagem são para proteger e preservar seu produto para que chegue ao seu consumidor no melhor estado possível. Se a sua embalagem não conseguir fazer isso, então, todo o esforço do padeiro ou confeiteiro foi perdido. Precisamos que o produto seja de fácil aquecimento e que não chegue fria.
Custo
Aqui é importante avaliar o posicionamento da sua marca e avaliar o investimento. Muitas empresas investem alto nas embalagens buscando uma diferenciação para sua marca, como é o caso da Supermoon Bake House que faz um sucesso na internet com a sua caixa iridescente. Se você não possui muito para investir, procure por embalagens funcionais e com pequenas alterações como a inclusão de um QR code com a sua história, uma frase, uma mensagem… Isso pode ser suficiente para maximizar a eficácia da sua embalagem atual.
@supermoonbakehouse
Fudge, via Behance
Sustentabilidade
A alimentação no lar ou em home office, assim como a alimentação saudável, são fortes tendências para o futuro e exigem embalagens melhores, mais seguras, eficientes e atraentes. Outro ponto importante é a preocupação crescente com o meio ambiente criando também a necessidade de embalagens que gerem pouco impacto na natureza ou sejam reaproveitadas.
Fonte: @Papiladeli
A identidade visual
A identidade visual do produto não está dissociada da funcionalidade. Pense no transporte, no manuseio…
Fique atento também às cores da sua marca. Coloque frases e valores que o identificam.
Epic Gelato via Pinterest
Surpreenda!!!
- Use elementos da sua marca. O que pode deixar sua embalagem única? Cores, imagens, frases…
Fonte: @Papiladeli
Fonte: @casasolembalagens
- Faça bom uso dos QR codes, coloque um vídeo contando sua história, um vídeo de agradecimento da equipe, a playlist do Spotify da sua marca, um livro de dicas ou receitas com seus produtos…
- Coloque os valores da sua marca. O que você acredita? Descreva seus princípios.
Fonte: @beleaf
- Valorize alguma causa que você acredita. A Equilibri fez uma homenagem para as mulheres estampando artes de ilustradoras em suas embalagens. Tem algum artista na sua região? Coloque artes, ilustrações, poesias…
- Crie valor e experiências. Mensagens escritas pela equipe como faz a Lovegan. Ou como fez essa loja de chocolates que colocou uma mensagem por baixo de cada trufa.
- Experiências para finalizar em casa como fez esta hamburgueria. Bolos para serem finalizados em casa…
- E lembre-se de colocar informações que facilitem novos pedidos como A Renata Gaia Gastronomia.
- E, por fim, use as suas redes sociais para criar mais momentos com as suas embalagens e a sua marca como faz a Papiladeli.
E aí? Prontos para criar uma experiência única da sua marca com as suas embalagens?
Sucesso nas suas estratégias!!