8 tendências em Panificação

Tempo de leitura: 1 minuto

Se você já é um empreendedor na área de panificação ou tem o sonho de ser, deve ficar ligado nas tendências para o setor.

Quando o espanhol José Maria F. del Vallado de la Serna, secretário geral da Union Internationale de la Boulangerie, esteve no Brasil  ele enumerou algumas tendências da panificação que estão ganhando o mundo.

Somadas à estas, acrescento mais 2 tendências que tenho visto crescer nos últimos anos também aqui no Brasil.

 

 

1. Inovação: pães feitos com sementes e grãos, pães com maior diversidade de cereais, com o formato de sempre, mas com novos aspectos e ingredientes. Surgimento de novos grãos e sementes.

2. Atração: a imagem do produto, do ponto de venda e até mesmo do padeiro, devem ser cada vez mais atraentes para o consumidor. Na Europa, há uma forte campanha publicitária para resgatar o prestígio da profissão de padeiro e atrair jovens para o ofício, a exemplo do que aconteceu com os chefs de cozinha.

3. Diferenciação: a exemplo dos vinhos, os pães tendem a ter identificação de origem e controle de qualidade, agregando valor ao produto.

4. Profissionalização: a formação será mais e mais valorizada, tornando o mercado mais competitivo e “dignificando” a profissão do padeiro.

5. Aprofundamento: com mais escolas e centros de capacitação, o mercado da panificação ficará cada vez mais preparado e internacionalizado.

6. Saúde: a preocupação com a saudabilidade, com alimentos mais nutritivos, só deve aumentar, ao passo que a química e os aditivos, no setor de panificação, só devem diminuir.

7. Fermentação Natural: Cresce hoje no Brasil o número de panificadoras que trabalham com leveduras naturais, trazendo qualidade e um sabor único ao pão.

8. Tecnologia e redes sociais: Hoje estar online é muito mais do que ter um site bonito e uma página no facebook. Tem muitas padarias lucrando e fazendo a diferença nas redes sociais e também inovando com assinaturas de pães e criação de aplicativo para padarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *