Sua padaria mais Verde: Iniciativas que você pode adotar

Tempo de leitura: 1 minuto

Há uma série de ações sociais e ecologicamente responsáveis para uma padaria realizar. Como não dá para ter tudo, o panificador deve optar pela mais conveniente ao seu negócio. Confira algumas iniciativas:

1.Estação de reciclagem: resíduos de diversos materiais são separados e encaminhados aos centros de coleta ou cooperativas. Já existem ações em diversos Sindicatos de Panificação espalhados pelo Brasil que vão desde o recolhimento de garrafas pet até o recolhimento de óleo de cozinha usado. A Bunge desenvolve um projeto bem legal em São Paulo com o óleo.

2.Descarte consciente: alimentos que seriam jogados fora podem ser doados a instituições e programas beneficentes. Conheça o Mesa Brasil:www.mesabrasil.sesc.com.br

3.Equipamentos ecológicos: luzes e máquinas que não agridam o meio ambiente

4.Bicicletário: Faz bem à saúde e evita o uso de veículos na rua.

5.Caixa verde: localizada após o checkout, nela são depositadas embalagens de produtos que não serão usadas pelo consumidor, como caixas de creme dental por exemplo. O descarte é feito na hora da compra.

6.Colaborador Multiplicador: os funcionários estabelecem metas para si, como diminuir o uso de água, e adotam ações para alcançá-la no trabalho e em casa. Assim eles transmitem informações sobre o tema para conscientizar o consumidor.

7.Programa de inclusão social: a loja emprega idosos, jovens aprendizes e pessoas com necessidades especiais. Atenção também para o acesso a sua loja.

8.Construção ecológica: uso de materiais ecológicos, por exemplo, o concregrama, estrutura de concreto vazado preenchido com grama que ajuda na drenagem do solo.

9.Estímulo ao esporte: aulas de ginástica para colaboradores, caminhadas e corridas na comunidade.

10.Bolsas ecológicas: sacolas retornáveis e campanhas para redução do uso do plástico.

É importante também observar de onde vem os produtos que você compra. Comprar produtos de fornecedores que também se preocupam com o meio ambiente favorece uma cadeia positiva. Verifique sempre se as matérias-primas compradas são certificadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *