Tendências 2020. Pra você finalizar seu Planejamento de Ações!

Tempo de leitura: 28 minutos

 Realizei uma pesquisa sobre tendências interessantes para a área de alimentação e também para o marketing, marcas e marketing digital.
É importante salientar que tendências não surgem de um dia para o outro, são na verdade, padrões de comportamento que se repetem continuamente.  As tendências não se referem a padrões futurísticos, e são, na verdade demandas atuais e ofertas de mercado que já existem no presente e que ganharão mais destaque e força no futuro.
É fundamental conhecê-las para também alinhar as demandas do mercado com seu planejamento de 2020.

Tendências na Alimentação

Saudabilidade, Alimentos Funcionais e Sustentabilidade

Salada vegan com abacate na mesa de madeira branca Foto gratuita

Esta demanda já vem crescendo a vários anos. É interessante notar aqui como a saudabilidade se funde à sustentabilidade.

Segundo dados da QTrends, 73% das pessoas estão mudando hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. A verdade é que, além da qualidade, os fatores saúde e sustentabilidade deverão moldar os alimentos do futuro, aparentemente de forma irreversível. Em 2007, o Institute for the Future identificou um movimento caracterizado pela convergência entre saúde e sustentabilidade que se desenrola nos campos científico, cultural e social. Progressivamente, cada vez mais indivíduos tenderão a associar a alimentação com sua saúde pessoal e com a sustentabilidade. Essa tendência tem se confirmado com o crescimento do segmento de consumidores denominado LOHAS (Lifestyles of Health & Sustainability).

Os LOHAS valorizam alimentos com potencial benefício à saúde e capazes de assegurar uma dieta equilibrada e mais nutritiva. Sem abrir mão de qualidade e conveniência, priorizam a compra de alimentos industrializados de empresas com práticas sustentáveis. Apesar de serem mais representativos nos mercados dos países desenvolvidos, também deverão emergir como importante segmento de consumidores em nosso país. Uma pesquisa do Instituto Akatu constatou que “3 em cada 10 brasileiros demonstram uma consistente adesão ao consumo consciente, fundada mais em convicções do que em conveniências”. A pesquisa identificou também que os alimentos saudáveis, frescos e nutritivos são intensamente desejados pelos consumidores.
Como decorrência do aumento dos consumidores LOHAS, os alimentos processados tenderão a ser reformulados em versões mais “saudáveis”, incorporando grãos integrais, frutas e vegetais, sementes, amêndoas e ingredientes funcionais tais como as fibras e o Ômega-3.

Muitos destes produtos já estão disponíveis nos supermercados brasileiros, embora costumem apresentar preços superiores aos das versões tradicionais mais simples.
Além da vontade individual, o mercado de consumo de alimentos com apelo à saudabilidade e sustentabilidade deverá ser incentivado e estimulado por políticas públicas e por outros líderes de opinião. Assim como ocorre em diversos países, no Brasil deverá se intensificar o combate ao avanço de doenças como a obesidade e diabetes, tanto pelo bem-estar social como pela necessidade de, por meio da saúde preventiva, minimizar os déficits em gastos com assistência social, cujas projeções atuais sinalizam um significativo rombo nas finanças públicas. Com tal propósito existem programas, já implementados ou em desenvolvimento, para redução dos teores de gordura, sódio e açúcar dos produtos alimentícios, para incentivo ao consumo de alimentos orgânicos e provenientes da agricultura familiar.

Além dos governos, diferentes líderes de opinião contribuirão para transformar os hábitos dos brasileiros.
Menção especial merecem celebridades como os chefes de cozinha que pesquisam e promovem ingredientes regionais, em defesa na nossa cultura alimentar e da produção sustentável. Desse modo demonstram à população, mesmo que ainda para um círculo mais restrito de consumidores, que o ato de comer bem pode ser associado a fazer o bem e preservar o meio ambiente. Nessa direção, um vasto repertório de produtos como frutos do cerrado e temperos de nossos biomas, deverão invadir os restaurantes e depois os lares brasileiros.

Grãos Ancestrais

Trigo seco na tigela de barro marrom na mesa de madeira. grãos sem glúten para uma dieta saudável Foto Premium

O mundo inteiro está atento às propriedades nutricionais de grãos como amaranto, chia, quinoa, painço, sorgo, entre outros.

Esses cereais são chamados de grãos ancestrais porque são plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos. Também mantêm as mesmas propriedades nutricionais de milênios – são alimentos riquíssimos em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes.

Já os grãos modernos, como trigo, milho e arroz, por exemplo, passaram por modificações genéticas e processos de hibridação ao longo do tempo. Também são encontrados mais facilmente em sua forma refinada, o que diminui suas propriedades nutricionais.

O aumento da procura e do consumo fez com que pesquisadores dessem grande atenção a esses grãos milenares nos últimos anos.

Vamos ver cada vez mais as padarias biológicas com pães utilizando grãos ancestrais.

 

Farinha Diferente

Nosso ingrediente já bem conhecido terá sua vez em 2020 ao ser feito de mais ingredientes que não trigo e milho. Entre as novas bases citadas pela Whole Foods estão as farinhas de banana e couve-flor. Mais saudáveis, sustentáveis (uma vez que aproveitam de partes antes descartadas dos produtos, como caule e casca) e sempre essenciais para quem adora cozinhar.

Fermentação Natural

Sourdough para assar pão Foto Premium

A fermentação natural continua em alta nos próximos anos. Padarias caseiras e artesanais crescem em ritmo acelerado confirmando os benefícios deste processo. E também outros fermentados como o Kombucha que também veio pra ficar.

 

Snacks Naturebas

Recipientes saudáveis da preparação da refeição à escola com barra, frutas, vegetais e petiscos do cereal. alimento afastado no fundo branco, vista superior. Foto Premium

Nada de conservantes na hora de comer rapidinho. “Snacks” natureba, como ovo cozido acompanhado de molhos agridoces, picles e sopas cheias de sabor – e valor nutricional – são a próxima onda para quem não quer perder tempo na cozinha….  Menus infantis mais saudáveis e interessantes também, açúcares provenientes de frutas como romã, coco e batata-doce, e combinações de carnes e produtos veggie, como cogumelos, estão entre outras apostas para nossos pratos em 2020…

Proteína vegana

Hambúrguer vegetariano com berinjela, alface, cogumelos e maionese Foto Premium

Aqui, estamos nos referindo à “carne” vegana. Hambúrgueres à base de plantas que têm a mesma textura e um sabor semelhante à carne moída. Esta inovação despontou recentemente com foco no mercado de clientes veganos, e esta tendência deve apenas crescer no próximo ano.

A rede de fast food Burger King lançou em setembro/19  o Rebel Whopper, o primeiro hambúrguer vegetal desenvolvido em parceria exclusiva com a Marfrig Global Foods, uma das líderes globais em carne bovina e a maior produtora de hambúrguer de origem animal do mundo.

Já o Mc Donald’s decidiu lançar um o novo sanduíche à base de plantas e para isto, começou em setembro de 2019 a realizar testes do lanche em 28 restaurantes no sudoeste de Ontário, no Canadá.

No Brasil, o Mc Donald’s tem um sanduíche chamado McVeggie, no entanto ele não tenta imitar carne e é composto por queijo coalho empanado no lugar do hambúrguer.

Mundo afora, o KFC também está pesquisando alternativas veganas para o seu cardápio. Isso significa que esta tendência veio para ficar e que os restaurantes e redes de fast food também embarcarão nesta ideia.

 

Praticidade e “meals to go”

Ainda continua forte.

Refeições saudáveis e complementares agrupadas e prontas para levar e consumir. Cereais com iogurte, saladas e sucos…

Mãe bonita asiática nova que guarda a cesta do mantimento com sua criança que anda no supermercado. Foto Premium

Neuro Gastronomia

Quando comemos um prato qualquer, os processos que acontecem em nosso corpo e em nossa mente vão muito além do simples fato de ingerir os alimentos e obter seus nutrientes. Nesse sentido, nasceu uma corrente de estudo relacionada com a neuro gastronomia, que se baseia em todos os efeitos relacionados à ingestão dos alimentos.

Diferentemente dos outros animais, na maioria das vezes as pessoas não comem por um ato do tipo instintivo. Isso porque, na hora de comer, entram em jogo os nossos cinco sentidos. Além disso, entram também outros fatores como a memória, as emoções ou as expectativas que se relacionam com os processos mentais que se desenvolvem na hora em que estamos diante de um prato.

Desse modo, diante de um determinado prato, podemos sentir de uma forma muito rápida como somos invadidos por memórias e lembranças de momentos em que comemos algo similar.

Isso, por sua vez, dará lugar a diferentes níveis de aceitação perante a comida, em função de termos ou não boas recordações sobre aquele prato específico. Dessa forma, a neurogastronomia é um recurso muito explorado na alta gastronomia, na qual os chefs estabelecem relações distintas entre os pratos e seus consumidores.

Chef to Shelf

Uma novidade que vem ‘pintando na área’ embasada na era da gourmetização e da influência dos chefes de cozinha é o Chef to Shelf, que inclusive, a rede Pão de Açúcar anunciou que trabalhará em breve. São kits formados por receitas elaboradas por chefs e os respectivos ingredientes, nas medidas indicadas, vendidos nos supermercados.

Cozinheiro, legumes jogando, em, frigideira Foto gratuita

Lixo zero

Com a recente onda de sustentabilidade que está ganhando a atenção dos consumidores, os restaurantes estão aderindo a um processo de desperdiçar menos comida. Mas não é apenas isso: muitos desses restaurantes também estão tentando evitar a produção de lixo no geral – o chamado estilo de vida “lixo zero”.

Isso pode envolver até mesmo o uso das cascas de frutas para criar novas receitas e evitar o uso de copos e talheres de plásticos descartáveis.

Outras iniciativas governamentais deverão induzir mudanças no mercado de consumo no sentido da redução de desperdício, consumo solidário etc.

A tecnologia também cria soluções para conservar frutas e legumes. A partir de um adesivo feito de matéria-prima 100% natural, a empresa americana Stix Fresh promete conservar frutas e legumes por mais tempo reduzindo o desperdício.

Drinks não alcoólicos

Copo de copos congelados Foto gratuita

Durante o ano, espera-se ver bares e restaurantes onde bebidas e comidas tem uma característica mais alternativa – como a comida servida em bowls, os drinks com infusão de chá e os preparos artesanais. E muitas bebidas e drinks sem álcool vão fazer sucesso nos cardápios.

Delivery

Homem de serviço de entrega de comida inteligente em uniforme vermelho, sorrindo e enviando alimentos frescos Foto Premium

Segundo a Q Trends, 682% é o crescimento nas buscas por delivery de comida em nível global. E 118% de crescimento só no Brasil.

A expectativa é que, entre 2018 e 2020, os pedidos online cresçam 15% ao ano, enquanto os pedidos por telefone caiam 8%. Até os problemas do Brasil poderão ajudar. “Com cada vez mais entretenimento à disposição e com o aumento da violência nas metrópoles, as pessoas ficam mais em casa. Isso aumenta o interesse por aplicativos de entrega de comida”, diz David Morrell, sócio da consultoria PwC no Brasil. (fonte: Revista Exame)

Outra tendência é a criação do próprio aplicativo de delivery que também facilitará a gestão de dados para o marketing e branding da empresa.

Em abril de 2019, o McDonald’s gastou US $ 300 milhões para adquirir uma startup de big data. O conglomerado multibilionário compreendeu que a melhor maneira de se manter à frente da concorrência é medir, analisar e melhorar seu desempenho.

 

 

Autoatendimento

Caixa alegre usando dispositivo digital para pagamento Foto Premium

Seja através dos famosos totens de autoatendimento ou mesmo pelo cardápio digital, essa é uma moda que já se faz presente em muitos restaurantes e padarias ao redor do Brasil.

Em termos de visual e interatividade, o cardápio digital pode ser o seu melhor amigo, pois facilita a maneira de expor os seus produtos e ainda permite que você faça alterações sem precisar imprimir novas cópias a cada vez, bastando alterar no sistema para que todos os cardápios se atualizem, em tempo real.


Pedidos por comando de voz

Os pedidos por comando de voz poderão ser utilizados de diversas maneiras. Entre os pontos positivos desta inovação temos a exatidão nos pedidos, evitando erros e a agilidade no processo.

Esta tecnologia pode ser aplicada para “totens” na qual o próprio cliente poderá fazer seu pedido. Neste caso, o dispositivo além de escutar e rastrear o pedido, também poderá fornecer recomendações e personalizar um pedido. Perguntas como por exemplo, “você quer excluir as cebolas ou adicionar batatas fritas? Sem problemas! Tudo isso poderá ser configurado para gerar o pedido exatamente como o cliente deseja.

No atendimento ao delivery, o reconhecimento de voz também será utilizado, onde o cliente poderá falar seu pedido para um sistema automatizado que o transmite em tempo real ao restaurante ou cadeia alimentar em questão.
E para agilizar e facilitar o trabalho de seus garçons, a tecnologia de reconhecimento de voz será muito útil. Não haverá mais a necessidade de rolar uma extensa lista de itens para efetivar o pedido.

 

 

Coworking e Hub

Apesar de ser um conceito novo por aqui, as cozinhas virtuais já somam mais de 5 mil cadastradas no aplicativo Uber Eats, em 36 países. (Fonte: Folha de São Paulo)

Cozinha virtual, também conhecida como dark kitchen ou cloud kitchen são basicamente restaurantes exclusivos para entrega.

Outras ideias vêm sendo aprimoradas a partir deste conceito de coworking, o que torna forte tendência para 2020, como por exemplo, o Hub.

De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), “Hub é um espaço para ligar as pessoas das áreas de alimentação, marketing, operações, projetos e fornecedores. Isso porque além de empreendedores que alugam a cozinha, o negócio possui uma área de eventos para as marcas testarem produtos, fazer apresentações, degustações, aulas, treinamentos e eventos variados.”

Food hall

Resultado de imagem para greenmix riomar

Ao contrário das praças de alimentação de shoppings, “food hall” é um mercado amplo que mostra uma variedade de mini restaurantes locais, vendedores de alimentos e uma ou duas lojas com foco em alimentos, tudo sob o mesmo teto. Você também pode encontrar bares, açougue, várias atividades e música ao vivo.

Ao contrário das praças de alimentação – que estão localizadas em shopping centers e geralmente consistem em uma coleção de cadeias de fast food – as lanchonetes costumam estar em armazéns urbanos (reformados) ou no térreo de edifícios de uso misto com foco em restaurantes locais.

O crescimento de “food hall” explodiu mundo afora nos últimos anos, com pesquisas sugerindo que o mercado mundial triplicará de tamanho até o final de 2020.

Aqui no Brasil, o Eataly é um bom exemplo de “food hall”. Localizada em São Paulo, ocupa um espaço de mais de quatro mil metros quadrados onde existem 13 pontos de alimentação em meio a um mercado com mais de 7.000 produtos italianos ou de produtores locais, que seguem as receitas tradicionais.

Ou você pode criar o seu próprio food Hall como fez a rede Pernambucana Greenmix. São 5 operações gastronômicas próprias com foco na alimentação saudável funcionando simultaneamente. Levando sempre em conta a inovação, o empreendimento é um exemplo de variedade gastronômica, com o padrão saudável, artesanal, sem açúcar e low carb já conhecido. As massas, por exemplo, estarão ao lado das pizzas de fermentação natural e grelhados e serão produzidas ao vivo em cozinhas abertas. Há, também, um espaço para os fãs de sushi – em versão saudável, menu 100% sem açúcar, tanto na preparação do arroz branco, e arroz negro quanto nos molhos presentes. Além disso, quem passar por lá poderá degustar vinhos na adega e drinks exclusivos ou desfrutar de uma variedade de cafés especiais, na área ‘Coffee, Love e Waffle, com pães de fabricação própria e fermentação natural e as famosas sobremesas da casa.

 

 

E as inovações continuam

Inovações no Marketing

Marketing Sensorial

Lighting Branding

O marketing sensorial é uma estratégia que tem como objetivo estimular os cinco sentidos do corpo humano, que são:

  • tato;
  • olfato;
  • paladar;
  • visão;
  • audição.

Assim, cada um deles contribui para criar a atmosfera perfeita de vendas. A identidade visual, os móveis, o cheiro, a música ambiente e também a iluminação estimulam sensações de aconchego, bem-estar e positividade para a marca criando uma atmosfera favorável para as vendas. Muitas empresas já criaram um cheiro exclusivo para sua marca.

No quesito iluminação, ou Light Branding, a empresa KelvinGlab (Foto) cria uma incrível experiência de iluminação para padarias, restaurantes… com variações de luz para cada hora do dia.

Storytelling

Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

E você pode usar hoje as redes sociais para contar a história da sua marca e dos seus produtos. A Bauducco fez isso muito bem no Natal.

Segundo uma pesquisa realizada pela FastCompany, a distribuição de conteúdo em vídeo aumenta em até 65% o engajamento dos consumidores, gerando leads. Apostar em vídeos para a criação de um storytelling é uma grande oportunidade de fazer com que sua empresa ganhe a atenção de seus consumidores, proporcionando novas oportunidades de negócios.

Experiência do Cliente

Em um mundo onde seus potenciais clientes estão a apenas um clique de distância, a experiência do cliente se tornou o novo campo de batalha.

De acordo com um estudo feito pela RightNow, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor.

Essa é a razão pela qual grandes marcas como a Apple, Disney, Airbnb investem tanto na criação de grandes experiências de clientes. Isso permite que as empresas construam a fidelidade da marca através do serviço, ao mesmo tempo que crescem às margens de lucro.

Em vez de competir com coisas quantitativas (preço baixo, maior quantidade, etc.), o Airbnb e a Apple optaram por melhorar as métricas qualitativas (empatia, apoio, aparência e comportamento), e é exatamente isso que os clientes desejam.

É essa estratégia que  a marca de iogurtes Chobani utiliza em seu marketing. Eventos na comunidades, distribuição de amostras e parcerias como na loja em Nova York, com o Café LaColombe e os colchões Casper (fotos).

experiência do cliente é a percepção geral sobre seu produto ou serviço, através de todas as interações ao longo do ciclo de vida do cliente.

Deste modo, a experiência do cliente pode ser definido como a impressão obtida pelo consumidor em relação à sua empresa após qualquer contato ser estabelecido. Esse contato pode ser o atendimento físico – na loja ou por telefone – ou virtual, por meio do site, redes sociais e chat online.

Humanização da marca e comunicação

A humanização de marca é a principal tendência na comunicação e vem modificando a maneira das empresas se relacionarem com seus clientes, proporcionando aproximação e interação e a razão, segundo Nick Law, vice-chairman da R/GA é que “Em nossa era, as pessoas se interessam por histórias de pessoas. O público se interessa por uma marca quando ela diz algo que ele gostaria de poder dizer”.

E com o crescimento das redes sociais as marcas entenderam hoje que o relacionamento é com pessoas. Temos que entender de algoritmo mas engajar com as pessoas. Isso significa também responder comentários e se envolver nas redes sociais.

E tudo começa com a sua equipe. Você precisa cuidar de quem cuida do seu cliente!!

Collab entre Marcas

 

Tendência 2020

Você já deve ter ouvido falar em “collab”.🤔
O termo, que significa colaborar em português, ficou famoso no meio da música e também no digital. É quando um artista “colabora” indicando o canal, perfil ou trabalho de outro artista. O que se busca é o crescimento e fortalecimento das duas marcas.
E, claro que a gastronomia já utiliza desta estratégia.
E não é que o famoso Chef Patissier francês, Pierre Hermé foi convidado para fazer um “colab” para uma doceria no Japão!! Suas delícias assinam uma linha de donuts da @misterdonut_jp
Você também pode aproveitar essa ideia convidando algum chef da sua cidade para assinar uma linha exclusiva de pães ou sobremesas 😋

Propósito de marca

As marcas precisam definir a sua razão de existir. E esse propósito deve ser comunicado para toda a empresa, fazer parte da cultura. O Branding da marca deve comunicar claramente seu propósito. O negócio da @bbeleaf (foto) envolve várias tendências que continuam fortes para os últimos anos: saudabilidade, veganismo, conveniência e marcas com propósito.
O que me encantou? O branding da marca que envolve toda a comunicação, as imagens, as embalagens com um tom divertido, as redes sociais e site. Repare que existe uma unidade nas cores e na comunicação. O propósito da marca envolve toda a cadeia produtiva, a criação das embalagens, o descarte, o conteúdo das redes sociais…

Tendências no Marketing Digital

Lojas e Produtos Instagramáveis

 

lugares instagramáveis

Lugares Instagramáveis!!

 

📷 👉Estamos sempre falando deles aqui. Hoje já não basta termos produto com qualidade e atendimento. Temos que ter experiência, um lugar, produtos diferentes e especiais para fotografar.
Se inspire nos exemplos das imagens.
Você pode ter uma parede ou espaço instagramável, adesivo, flores e plantas, neon, parede de giz ou uma pintura feita por um artista local. Se inspire em @feyacafe em Londres.
Você pode ter um produto especial como a @letronc.m
Ou você pode ter os dois, lugar e produto, como a @dyceldn em Londres, hot spot de blogueiras e influenciadoras pelo mundo todo.
Ou vc pode inovar somente na maneira de servir.
É tendência, mas antes de usar pense na sua marca e na sua história. Tudo deve fazer sentido e falar a “voz” da marca. O ambiente deve ser parte de um projeto bem estruturado de branding. O ambiente, a comida, o atendimento, o uniforme, o cardápio e também as redes sociais.
Faça uma pesquise e veja como tudo é bem planejado.

Podcast

A internet não para de produzir novidades. Depois da explosão do streaming de vídeo, uma nova onda chegou com força ao mercado brasileiro: os podcasts, como são chamados os streamings de áudio.

Segundo estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) — sim, há uma associação para promover o setor — existem 2 mil podcasts ativos no país. Por ativos, a Abpod entende aqueles que são exibidos com regularidade (em geral, semanais) e que podem ser acessados por meio de diferentes plataformas.

O estudo, realizado em parceria com o Ibope Inteligência, concluiu que 40% dos 120 milhões de usuários da internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez um programa desse tipo. É um número espantoso, que corresponde a 48 milhões de pessoas — mais do que toda a população da Argentina. Além de amplo, o público é qualificado. De acordo com o levantamento, ele é mais escolarizado e tem renda superior à média da população.

Tik Tok

Telefone na mão. ícone do aplicativo tik tok no telefone. fechar-se.

O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. O aplicativo já superou o Instagram nos Estados Unidos e vem chamando a atenção do público e também das empresas. Uma plataforma simples de mexer e que permite que os usuários criem vídeos bem divertidos e de forma viral!

O TikTok é uma plataforma focada na produção de pequenos vídeos, de até 15 segundos.

O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando uma trilha sonora.

A rede foi criada na China pela empresa ByteDance, em um acordo de união com o antigo Music.Iy. O valor desse acordo girou em torno de R$ 3,8 bilhões, em agosto de 2018.

Essa união proporcionou uma boa experiência com vídeos e áudio, ao mesmo tempo, em uma mesma plataforma com extrema facilidade de uso.

O aplicativo foi apresentado ao mundo com bastante sucesso nos Estados Unidos e Austrália, mas seu público maior está na China e Índia.

A forma de monetização do aplicativo será por meio de anúncios. O objetivo dos criadores é alcançar a meta de 500 milhões de usuários ativos por mês.

Busca por voz/ Google

O software de pesquisa de voz é uma ótima ferramenta para os dias atuais. Já existem telefones celulares com reconhecimento de voz. Ele está se tornando cada vez mais famoso, devido a grande melhoria no reconhecimento de voz das plataformas de smartphones de hoje, como o iOS da Apple e o Android do Google.

Não há dúvida de que a pesquisa por voz chegou para ficar e tem mudado o comportamento do consumidor. A pesquisa por voz em 2019 é significativa e crescente. Com base na tendência crescente das estatísticas de busca por voz a partir de 2018, temos mais do que suficientes evidências para perceber que essa será a próxima grande tendência no comportamento do consumidor.

O crescimento da pesquisa por voz está sendo continuamente debatido, além de ser adotado. Os comerciantes on-line agora entendem que as pesquisas por voz são importantes. Essas estatísticas são difíceis de ignorar.

– Bilhões de pesquisas por voz todos os meses em 2018.

– 41% dos adultos e 55% dos adolescentes estão usando a pesquisa por voz diariamente.

– Até 2020, 30% das sessões de navegação na internet serão feitas sem uma tela.

– 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações sobre empresas locais no último ano.

– 46% dos usuários de pesquisa por voz procuram diariamente uma empresa local.

– 27% visitam o site de uma empresa local depois de realizar uma pesquisa por voz.

– 1 em cada 5 adultos usa a pesquisa por voz móvel pelo menos uma vez por mês, de acordo com o Global Web Index .

– O mercado mundial de dispositivos de busca por voz cresceu 187% no segundo trimestre de 2018. (Canalys)

– O Google Home Mini foi o alto-falante inteligente mais vendido no segundo trimestre de 2018, com 2,3 milhões de unidades vendidas. (Strategy Analytics)

– O mercado chinês de alto-falante inteligente representou 52% do crescimento global em 2018.

– Até 2020, 50% de todas as pesquisas serão de voz

E o que é importante salientar aqui é que você precisa trabalhar seu posicionamento e rankeamento no Google. Procure uma empresa séria pra isso. E sua padaria precisa estar no Google Meu Negócio.

Food Porn

Pedaços de chocolate com muffin vitrificado Foto gratuita

#Foodporn, o que é?

Antes “foodporn” era comida com muitas calorias e de exageradas proporções.

Atualmente, é a paixão por partilhar imagens de qualquer prato que inspire um prazer visual.

A alimentação saudável também é considerada #foodporn. Segundo um estudo realizado pela Fundação Qatar, a Holanda é o país da Europa que mais utiliza o hashtag em fotos de comida saudável.

O mesmo estudo também revelou os alimentos mais etiquetados como #foodporn. É fácil adivinhar quais são:

É fato! Para fazer sucesso nas redes sociais você precisa fazer fotos e vídeos deliciosos. Cuide da iluminação e da aparência dos seus produtos. Saiba como melhorar suas fotos aqui.

Lei de Proteção de Dados

A Lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), foi sancionada por Michel Temer em agosto de 2018 e entrará em vigor em agosto de 2020. Seu objetivo é regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas.

Com isso, a partir de 2020, qualquer empresa que incluir em sua base informações de seus clientes, por mais básicas que sejam – como nome e e-mail – deve seguir os procedimentos previstos na nova lei. As empresas ou grupos que não cumprirem com as novas exigências estarão sujeitas a uma multa que pode chegar a até R$ 50 milhões.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lgpd-entenda-o-que-e-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais/

Close Friends Instagram

Close Friends, ou Melhores Amigos, é uma funcionalidade do Instagram que permite aos usuários da rede social restringir o envio de stories para uma lista exclusiva de pessoas. Para utilizar o recurso, é necessário criar uma lista de melhores amigos e escolher quem receberá os conteúdos.

Como você pode utilizá-lo:

. Você vai falar de um processo de produção.

. Você vai fazer uma visita à uma feira de negócios e colocar as novidades.

Amigos nas redes sociais Foto gratuita

Grupos Facebook

Agora é a nova onda. Participe de grupos de Facebook para aprender e crescer. Procure grupos de padarias, receitas, grupos de empreendedores.

Você pode aprender e contribuir muito participando de grupos.

Storytellig para Stories

Já falamos da importância do Storytelling para as marcas.

Você também pode criar uma narrativa para os seus Stories e ter muito mais resultado. Conte de 2 ou 3 stories em sequência como você começou a padaria, como é produzido determinado produto, como funciona um departamento dentro da empresa.

Deixe seus seguidores participarem através das figurinhas de perguntas e enquetes.

Whatsapp x Telegram

A briga é grande.

Muitos criadores de conteúdo já migraram para o Telegram. Você pode criar grupos maiores e tem algumas funcionalidades como enquetes…

E, ao mesmo tempo o Whatsapp planeja novidades. Hoje você já pode incluir fotos dos seus produtos e a plataforma planeja inserir em breve meios de pagamento na versão Business, proporcionando mais resultado para pequenos empreendedores.

Influenciadores de Nicho

Estratégia antes utilizada por grandes marcas, agora pode fazer parte da estratégia da sua empresa. Muitas padarias já vem utilizando influenciadoras, principalmente no nicho de saúde.

Se for utilizar, pense se o propósito da sua marca está alinhado com a influenciadora. Analise prós e contras da estratégia e comece com pequenas influenciadoras na sua cidade para testar.

Ufa!! Fique de olho no mercado. Estabeleça o propósito da sua marca e sua missão. Veja que tipo de tendência se aplica ao seu negócio e a sua marca!!

Faça a diferença. O futuro é agora.

Fontes de pesquisa: Senar, Jasmine, A mente é Maravilhosa, Oimenu, Espn, Scuadra, Rock Content, Exame