Instagram para Padarias: 5 perfis para você se inspirar

Tempo de leitura: 3 minutos

O Instagram é uma ferramenta incrível para sua padaria.

Para você ter acesso às informações dos seus seguidores e das suas postagens você precisa migrar seu perfil pessoal para um perfil comercial. Você faz isso nas configurações dentro do Instagram.

Para o perfil comercial além de informações essenciais como a descrição na biografia, é possível incluir também o contato telefônico, e-mail e a localização da sua empresa.

Outro ponto importante é colocar a sua marca bem visível na foto de perfil.

Dicas de como manter o perfil organizado:

  1. Defina qual será o seu estilo de post e mantenha um padrão no layout das imagens: Qual imagem você quer passar? Visual jovem e moderno? Quer passar a ideia de produtos frescos e especiais? Quer mostrar tradição? Entre nos perfis que coloquei como exemplo e tente sentir qual é o objetivo de cada marca e inspire-se.
  2. Crie um calendário semanal/mensal: Defina o que você irá postar em cada dia da semana. Por exemplo, se a terça-feira é o dia de maior engajamento no seu perfil, opte por lançar o conteúdo de mais importância nesse dia. Uma promoção, uma nova campanha… Preste sempre atenção no dia em que o seu público mais interage com o seu perfil. Nas estatísticas do Instagram é possível ter essa informação. E, você também não precisa postar todos os dias. Faça testes.
  3. Use imagens de qualidade: Sempre fotografe os seus produtos. Não use banco de imagens, a não ser para promoções específicas, foto do papai noel, das mães… mas sempre que aparecer produto, tem que ser o seu. Você pode usar o seu Smartphone e tirar belas fotos.
  4. Conte histórias: Conte as histórias dos seus clientes, dos seus funcionários, da cultura da organização. Mostre os bastidores da criação das suas delícias.
  5. Defina as cores : É importante que você tenha uma identidade, o que não significa que não possa dar um respiro entre um post e outro. Mas procure sempre fundos e cores que representem a sua marca.

Veja 5 feeds para você se inspirar:

1. Triticum Bakery – Cabrera de Mar – Espanha

https://www.instagram.com/triticumbreadlovers

A Triticum tem um perfil encantador. A identidade da marca é uma paleta de tons pastéis. Até seu Food Truck é rosa e azul bebê. Em seu perfil você nota sempre as imagens em tons claros e que transmitem leveza com fundos variando de branco para os tons da marca. Eles publicam também sempre fotos da equipe.

A imagem pode conter: comidaA imagem pode conter: comidaA imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

 

 

2. Salvaje Bakery – Padaria em Palermo – Argentina

Ao contrário da Triticum, aqui as imagens são escuras, fortes. Passam a ideia de rusticidade, mistério. Eles mesclam sempre fotos do ofício de pão, da massa madre, da equipe e também dos clientes com um clique cheio de personalidade e força.

https://www.instagram.com/salvajebakery/

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

 

3. Rosetta Bakery – Padaria em Miami-Estados Unidos

O perfil da Rosetta mescla fotos de produtos, equipe e clientes. O destaque aqui é para o filtro sempre usado nas fotos que deixam o perfil e fotos de produtos com tons rosa que identificam com a marca.

https://www.instagram.com/rosettabakery/

A imagem pode conter: sobremesa e comida

A imagem pode conter: comida

 

4. Panera Bread – Rede de Padarias Americana

Aqui prevalece imagens com frescor e cores. Analisando o perfil sentimos momentos em família ao ar livre, piqueniques no fim da tarde, sanduíches coloridos. Percebemos claramente a sensação de produtos frescos.

https://www.instagram.com/panerabread/

A imagem pode conter: pessoas sentadas, mesa e comida

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, bebida e atividades ao ar livre

 

5. Baluard Barceloneta – Padaria em Barcelona – Espanha

Separei este perfil porque achei muito interessante o uso da cor. As cores da marca são azul e amarelo escuro. Note que em todo o seu perfil sempre percebemos o fundo das cores da marca. Este é um trabalho muito interessante e bem pensado da marca.

https://www.instagram.com/baluard_barceloneta/

 

A imagem pode conter: comida e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: sobremesa e comida

A imagem pode conter: comida e texto

Dicas Finais

Procure cores e fundos que tenham as cores da sua marca na hora de fazer as fotos dos seus produtos para o instagram.

Escolha um tipo de filtro para as fotos que identifica sua marca.

Faça testes!

Sucesso